RCB/TuneIn
Sexta, 04 Dez 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"LENDAS DA BEIRA BAIXA"
Rádio Cova da Beira
A Moagem (Fundão) acolhe até 16 de Julho uma instalação sobre lendas da Beira Baixa. A mostra tem as assinaturas de José Manuel Castanheira e Fernando Paulouro Neves.
Por Paulo Pinheiro em 23 de May de 2017

Outras da categoria:

São “Catorze Quadros Incríveis ou o Fabuloso Imaginário da Beira Baixa”. Uma instalação da autoria do cenógrafo José Manuel Castanheira que tem um complemento literário do escritor e jornalista Fernando Paulouro Neves.

De acordo com o arquitecto albicastrense, esta é a concretização de um projecto antigo

“ O projecto nasceu há alguns anos e tem na raiz a ideia de uma revisitação do lendário da Beira Baixa. Existem 14 células cada uma corresponde a uma das fábulas que tratei. Em cada um dos espaços encontram-se duas pinturas, que abrangem alguns do concelhos ou freguesias da Beira Baixa, que têm uma particularidade técnica: estão desenhadas com filamento de madeira e estiletes de esteva (planta), que é o elemento base da configuração do ambiente do espaço, inclusivamente pelo próprio odor”, explica José Manuel Castanheira.

Nas diferentes fábulas existe “um objecto mergulhado na esteva que faz a ponte com os diversos elementos desde a leitura que fiz das lendas, a minha experiência de vida como beirão e o imaginário”.

A exposição pode ser visitada n´A Moagem, no Fundão, “sobretudo pelo imaginário popular da Beira Baixa, que é extraordinariamente rico. Aqui podemos abrir uma nesga da janela e espreitar e que sirva de motor para que as pessoas voltem a interessar-se por essa extraordinária riqueza que faz a identidade de uma região”, afirma o cenógrafo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados