RCB/TuneIn
Sexta, 24 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
CMF PRETENDE ADQUIRIR MONTE DE SÃO BRÁS E PEDRA D´HERA
Rádio Cova da Beira
Localizados em plena Serra da Gardunha, o Monte de São Bráz e o miradouro da Pedra D´Hera são locais emblemáticos para os fundanenses, nomeadamente para aqueles que percorrem as rotas pedestres que os atravessam. Ambos estão em área de paisagem protegida “Sítio Natura 2000”. O município está em negociações para adquirir um terreno de 17 hectares que integra aqueles dois locais.
Por Paulo Pinheiro em 17 de May de 2017

De acordo com o presidente da câmara municipal do Fundão, que avançou a informação na última reunião pública do executivo, “existe um acordo de princípio entre o município e o proprietário do terreno. Estamos a analisar aspectos administrativos”,

Paulo Fernandes realça a importância do espaço “não só a protecção mas acima de tudo da sua conservação e manutenção de toda a área florestal que ali se encontra. Isso é fundamental num percurso, que desde sempre, os fundanenses fizeram que hoje está sinalizado dentro das rotas oficiais da Serra da Gardunha que é um miradouro que recentemente foi qualificado. Passando para a esfera pública fica super salvaguardada toda aquela área”, defende o autarca.

O presidente da CMF sublinha que o terreno sempre foi sinalizado com muita preocupação “porque, junto à área urbana e à escola, nem sempre tem a manutenção adequada, e já por diversas vezes registaram-se princípios de incêndio, alguns deles recentes. O positivo neste caso é que houve uma oportunidade em que se detectou o dono”. afirma.

O processo foi despoletado na sequência de um projecto agrícola que deu entrada na câmara para a plantação de um cerejal, junto à escola EB 2/3 Serra da Gardunha

“Estivemos a analisar essa pretensão e ela pode-se encaixar numa zona que está fora do sítio Natura 2000. Vemos com bons olhos, numa área de perímetro urbano, que possa existir uma prevalência de uma produção agrícola, neste caso de cereja, em detrimento de uma maior impermeabilização do solo ou de uma maior actuação do ponto de vista com construção. A solução é do agrado da câmara”, remata Paulo Fernandes.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados