RCB/TuneIn
Segunda, 06 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
LIVRO LAN?ADO NA UBI
?O personagem na obra de Jos? Marmelo e Silva?. ? este o t?tulo da obra coordenada por Arnaldo Saraiva dedicada ? an?lise de parte da obra daquele escrito natural da vila do Pa?l e que foi apresentada na biblioteca central da universidade da beira interior.
Por Nuno Miguel em 16 de Oct de 2009

Nascido na vila do Paúl em 7 de Maio de 1911, José Marmelo e Silva faleceu em Espinho a 11 de Outubro de 1991. Foi distinguido com a medalha de ouro da cidade da Covilhã em 1997 e recebeu o grau de comendador da ordem de mérito da Presidência da República em 1988. Por entre as suas várias públicações, deixou obras como “o sonho e a aventura” e “o ser e o ter”.

Neste livro, Arnaldo Saraiva passa em revista a obra de um escritor que "colocou inúmeras vivencias pessoais nos seus textos seja dos locais por onde onde passou ou de experiências que vivenciou. Para além disso na sua obra podemos encontrar muitas personagens que são quase autobiografias".

A apresentação da obra decorreu na biblioteca central da Universidade da Beira Interior e Nélson Silva, filho de José Marmelo e Silva e director do centro de estudos do escritor, considera que esta cerimónia "foi mais do que o lançamento de um livro; foi um regresso do meu pai à sua região natal".

Depois de já ter sido homenageado pela sua vila natal, a assembleia de freguesia do Paúl já deliberou atribuir o nome de José Marmelo e Silva a uma das artérias daquela localidade do concelho da Covilhã. Uma distinção que deixa Nélson Silva "muito comovido pois ele tinha um grande amor pela sua terra".

Para além disso está ainda em cima da mesa a possibilidade de parte do espólio de José Marmelo e Silva ser doado à vila do Paúl "estamos neste momento em conversações com a autarquia no sentido de podermos encontrar um espaço onde possa estar patente parte do seu espólio"


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados