RCB/TuneIn
Terça, 20 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
NOVOS PRESIDENTES DE JUNTA
No concelho do Fund?o s?o 10 os novos autarcas que foram eleitos. J? na Covilh? duas juntas de freguesia v?o ter um novo presidente.

Novos presidentes do concelho do Fundão
Por Nuno Miguel & Paulo Pinheiro em 15 de Oct de 2009

Já no concelho da Covilhã são 2 os novos presidentes de junta de freguesia. As eleições autárquicas do último domingo reelegeram 29 dos 31 autarcas, mas há 2 localidades que vão ter um novo responsável.

Depois de se ter candidatado em 2005 com o apoio do PS, António Pinto encabelou agora uma lista independente que venceu o acto eleitoral e vai ocupar o lugar deixado vago por António Canário, que depois de vários mandatos à frente da autarquia não se recandidatou ao cargo.

António Pinto garante que uma das suas primeiras medidas vai ser a criação de um gabinete de apoio aos cidadãos "com vários serviços gratuitos como por exemplo a entrega de declarações de impostos, pagamento de serviços como facturas de água ou electricidade e também a renovação de documentos pessoais".

Já ao nível das infra – estruturas a grande prioridade do novo presidente da junta de Orjais vai ser a construção do pavilhão multiusos da freguesia "uma obra que há muito é necessária e que pode servir para as comissões de festas, para o desenvolvimento de actividades desportivas mas também apoiar as actividades de enriquecimento extra-curricular dos alunos da escola".

A outra freguesia que vai ter um novo presidente de junta é o Ourondo. Depois de ter encabeçado uma lista independente em 2005, José Rito Agostinho concorreu agora com o apoio do PSD, e vai ocupar o cargo desempenhado nos últimos mandatos por Joaquim Carvalheira, que não se recandidatou ao cargo.

A melhoria da rede de acessibilidades é um dos principais objectivos do novo autarca "nomeadamente no que diz respeito às estradas para Coimbra e para o Paúl, mas também a melhoria da via entre o Ourondo e as Minas da Panasqueira".

José Rito Agostinho pretende também reforçar o apoio às colectividades e às instituições de apoio social sediadas no Ourondo "o apoio às colectividades praticamente não existiu ao longo dos últimos anos e pretendemos também, em parceria com a direcção do centro social, fazer o projecto para a ampliação do lar de idosos da freguesia".

No concelho da Covilhã, a freguesia de Orjais foi onde os eleitores mais ocorreram às urnas; 75,6 % enquanto que no Peso foi onde a abstenção atingiu índices mais elevados, apenas votaram 41,7 por cento dos eleitores. Na Erada foi onde o PS obteve mais votantes, 45,2 por cento. Em Aldeia de São Francisco de Assis o PSD obteve os maiores índices de votação, 74,5 por cento.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados