RCB/TuneIn
Segunda, 22 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
?TRABALHO E SINDICALISMO? APRESENTADO NA UBI
Livro de Manuel Carvalho da Silva dedica cap?tulo ? ?Nova Pentea??o?
Por Nuno Miguel em 13 de Dec de 2007

A obra tem 519 páginas e é o corolário de um trabalho académico que o secretário geral da CGTP desenvolveu ao longo dos últimos 12 anos e que culminou com a apresentação da sua tese de doutoramento. A obra tem como temática de fundo a centralidade do trabalho num mercado global e a importância do sindicalismo nos dias de hoje.

 

No livro, Manuel Carvalho da Silva dedica um capítulo, com cerca de 40 páginas á “Nova Penteação”. Um exemplo escolhido pelo secretário geral da CGTP “pela importância que esta empresa teve no contexto local e que depois foi transportada para um plano nacional”. Carvalho da Silva dá como exemplos “a fixação do salário mínimo nacional e o modelo de contratação colectiva são situações de luta que começaram nesta empresa e que depois se alargaram a todo o país”.

 

O processo de aquisição da empresa pelo empresário covilhanense Paulo de Oliveira é também abordado neste livro. Carvalho da Silva não tem dúvidas em afirmar que “foi a acção dos trabalhadores que permitiu este desfecho, pois caso contrário a empresa teria deixado de existir”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados