RCB/TuneIn
Sábado, 16 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BELMONTE: OS HOMENAGEADOS
Rádio Cova da Beira
Belmonte distinguiu as duas bandas filarmónicas do concelho com ouro no dia do município. A escola de música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral e o campeão nacional de pesca desportiva, Mário Cabeças, foram distinguidos com a medalha de prata de mérito municipal.
Por Paula Brito em 28 de Apr de 2017
 

Depois de agraciada em 1994 com a medalha de mérito cultural pela secretaria de estado da cultura e em 2013, pelo município de Belmonte, com a medalha de prata, a secular banda de Caria recebeu este ano a medalha de ouro de mérito municipal.

“É um reconhecimento que tem vindo a ser feito às bandas, aquilo que elas representam para a comunidade, por preservarem a tradição, é um reconhecimento não só para a direcção mas para todos os directores que passaram pela banda, músicos e maestros”, refere Luís António, presidente da direcção da banda filarmónica de Caria que tem actualmente 40 elementos e uma escola de música para assegurar a continuidade dos seus 127 anos.

Também a banda de Belmonte foi homenageada com a medalha de ouro, uma homenagem que emocionou o maestro e presidente da direcção da banda que conta actualmente com 50 elementos e que tem levado o nome de Belmonte a vários pontos da Europa. “Esta homenagem representa algo muito elevado, faz-me recordar os antigos, que sem eles não estávamos aqui, e a juventude que agora temos para ver se conseguimos manter a banda outros tantos anos, há quatro anos fomos distinguidos com a medalha de prata e agora a de ouro, por alguma coisa é”.

Campeão Nacional de pesca desportiva no ano passado, Mário Cabeças foi homenageado pela câmara de Belmonte com a medalha de prata de mérito municipal. Um incentivo para a participação no campeonato do mundo no próximo mês de Junho “é o reconhecimento do município pelo título que alcancei no ano passado e agora é continuar a trabalhar para em Junho, no campeonato de mundo, conseguir obter um bom resultado, espero para o ano estar cá a receber outra pelo feito alcançado”. As expectativas elevadas do campeão nacional de pesca desportiva, natural de Belmonte.

Com a medalha de prata de mérito municipal foi também distinguida a escola de música do centro de cultura Pedro Álvares Cabral que tem 150 alunos entre a escola sede e o polo do Sabugal. Uma homenagem justa para o responsável do centro, Eduardo Gomes “justíssima porque a escola desenvolve variadíssimas actividades no concelho durante o ano, audições, concertos, apresentações onde estamos presentes, o mérito é de todas as pessoas que ali trabalham, os funcionários, a direcção pedagógica, os professores e os alunos”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados