RCB/TuneIn
Quinta, 18 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
PROVA INÉDITA NA REGIÃO
Rádio Cova da Beira
O Fundão vai acolher, entre os dias 29 de Abril e 1 de Maio, a última prova do campeonato nacional de “Agility”. Trata-se de uma iniciativa que decorre pela primeira vez na região e que pretende contribuir para a divulgação de uma modalidade inspirada no hipismo mas direccionada para cães.
Por Nuno Miguel em 22 de Apr de 2017

Na apresentação do evento, Ezequiel Sousa, dirigente do clube cinófilo do Alentejo que organiza esta prova em parceria com a câmara do Fundão e o clube Português de canicultura sublinhou que “esta prova vai estar assente na utilização do seguimento de obstáculos para hipismo mas transformados para cães. Aquilo que se pode ver é um espectáculo em que o cão e a sua velocidade, acompanhado pelo dono, é a parte preponderante para se conseguir um bom resultado. O juiz vai colocar os obstáculos em pista, dar-lhes uma sequência, e depois é dado um período de oito minutos aos concorrentes para decorarem a pista. O formato da pista vai mudando sucessivamente ao longo das provas das várias classes e esperamos ter aqui uma grande prova no Fundão”. 

As provas de apuramento do campeão nacional vão ocorrer nos primeiros dois dias. No último dia haverá também algumas sessões de exibição. Miguel Gavinhos, vice presidente da câmara do Fundão, refere que não vão faltar motivos de interesses para os amantes da canicultura “estamos a falar de um campeonato que envolve muitas raças e que combina a velocidade dos cães com a do seu tratador. As provas vão decorrer no relvado do parque desportivo municipal, a entrada é gratuita e é um espectáculo muito interessante para os amantes dos cães e nós esperamos que muita gente possa participar e também assistir às provas”.

O autarca acrescenta que a captação desta prova se insere na estratégia que já tem vindo a ser dinamizada com a organização da exposição nacional de canicultura e anuncia a realização de um conjunto de melhoramentos com o intuito de transformar o Fundão numa cidade cada vez mais amiga dos animais “estamos actualmente a desenvolver um programa de transformação do espaço público e nesse sentido pretendemos nos maiores espaços de entretenimento o Fundão, como o parque verde ou o parque das tílias, criar pontos de dispensadores para os proprietários dos animais e ter também recintos para os animais fazerem as suas necessidades, conciliando os ambientes familiares com a utilização dos cães”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados