RCB/TuneIn
Sábado, 22 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
IDANHA-A-NOVA: EXPOSIÇÃO E RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO CCR
Rádio Cova da Beira
No Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, está patente até 9 de Abril, a de exposição "Franco | Obra Abstrata", de Joaquim Franco.
Por Paulo Pinheiro em 30 de Mar de 2017

Residente em Macau há quase 30 anos, Joaquim Franco iniciou, na década de 70, a sua formação na Sociedade Nacional de Belas Artes. Ao longo do tempo, os seus trabalhos integraram diversas exposições individuais e colectivas na RAE de Macau, na RP China, em Portugal, Espanha, França, Brasil, Holanda, Japão, Filipinas e Colômbia.

Foi curador e comissário de inúmeras exposições, tendo orientado vários workshops de Arte e de Terapia pela Arte. Neste contexto, colaborou com várias instituições e museus, tais como a Universidade de Macau, o MAM – Museu de Arte de Macau, a Asia Foundation, nas Filipinas, entre outros projectos que o artista desenvolveu também na Tailândia, no Brasil e na Colômbia.

Em 2015 concebeu e pintou quatro painéis para a Zona Vip / Supreme do Casino MGM Macau. Nesse mesmo ano, desenvolveu na Colômbia, um trabalho artístico em homenagem às mulheres que sofrem de cancro de mama e útero que doou à Fundação Solo Amor y Arte.

As obras de Joaquim Franco integram inúmeras colecções privadas e institucionais em países como a RAE Macau, Portugal, a RP da China, França, Filipinas, Tailândia, Holanda, Brasil, Japão, Colômbia, e Estados Unidos entre outros.

Com um longo percurso entre o figurativo e o abstracto, Joaquim Franco encontra-se, actualmente, em residência artística no Centro Cultural Raiano.

"Expressões Plásticas" é o nome do workshop que, desde o dia 22 de Março, já levou este artista às freguesias de Toulões, Idanha-a-Nova e Penha Garcia, numa iniciativa que resulta de uma parceria entre o Centro Cultural Raiano e a Universidade Sénior de Idanha-a-Nova.

Nos dias 5, 6 e 7 de Abril, Franco apresenta em Idanha-a-Nova e Penha Garcia “Um Mundo Às Cores”, numa série de workshops vocacionados para público infantil.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados