RCB/TuneIn
Terça, 26 Mai 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"UM GUARDIÃO DA VIDA BEIRÃ"
Rádio Cova da Beira
Foi uma das definições encontradas pelo escritor Manuel da Silva Ramos para caracterizar o autor da obra "O Nosso Homem". "Um livro de afectos que transmite casos verídicos do quotidiano beirão”, refere à RCB António Fernandes "o cavador de histórias". A obra, com quase 500 páginas, editado pelas A23 Edições, resulta da selecção de crónicas feitas ao longo dos últimos anos.
Por Paulo Pinheiro em 24 de Mar de 2017

Foi com o pavilhão da Associação Desportiva, Cultura e Recreativa de Aldeia de Joanes (Fundão), freguesia onde reside, cheio de familiares e amigos, que António Fernandes viveu "uma espécie de sonho".

Os filhos, Paulo e Mário, este último o responsável pela escolha das crónicas e impulsionador da iniciativa, escreveram-lhe um texto, lido pelo actual presidente da CMF, onde exaltam as qualidades do homem e da escrita do seu pai; a esposa, Manuela Fernandes que protagonizou um dos momentos mais sentidos ao fazer a leitura de uma mensagem, que ela própria escreveu, de Emanuel José, o filho que faleceu aos 18 anos, "que desceu do céu à terra"; o filho Mário que se encarregou de ler trechos de alguns dos textos do livro e Manuel da Silva da Ramos, que apresentou a obra

"António Fernandes é um guardião sensível da vida beirã. Devido à sua humanidade e sensibilidade, é um cronista raro. No futuro, o seu livro vai ser muito importante. Na obra, as pessoas podem ler a nossa Beira, com os usos e costumes, hábitos que desta forma são guardados. Este é um testemunho capital".

Depois de autografar muitas dezenas de livros, António Fernandes mostra-se muito satisfeito

"Este dia foi uma surpresa total. Nunca esperei que no lançamento do livro estivessem presente tantos familiares e amigos que partilham comigo as alegrias, tristezas, os sucesso e insucessos. Isto revela a grande amizade e proximidade que tenho com as pessoas. Estiveram aqui familiares que vieram conhecer os meus irmãos. Foi uma grande festa de família e convívio entre todos", disse António Fernandes.

O autor de "O Nosso Homem" revela que não será por falta de histórias que outro livro não será feito, mas "é preciso agora dar tempo ao tempo e ver o acolhimento que este tem".

Musicalmente, ao som de José Afonso, Pedra D´Hera e outros, Marta Ramos e José Lopes arrancam muitas palmas do público presente,

António Alves Fernandes nasceu a 9 de Novembro de 1945 na Bismula, concelho do Sabugal. Actualmente aposentado dos Serviços Prisionais, dedica-se à "reforma agrária" na freguesia de Aldeia de Joanes (Fundão). Em 2010, dividindo o tempo entre a enxada e a caneta, começou a escrever regularmente as suas memórias, pequenos registos do quotidiano e biografias do povo anónimo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados