“A lei até me permitia ser mais uma vez candidata à direcção, mas considero que está na hora de passar o testemunho a outros colegas, com outras dinâmicas e outras visões. As instituições necessitam de renovação e por isso não serei candidata novamente ao lugar de directora. Dou por terminado o meu contributo. Entrei para este cargo porque quis e quando quis e saio quando quero e porque quero e sobretudo com a certeza do dever cumprido. Continuarei no entanto a exercer as funções de professora nesta escola e continuarei a colaborar como sempre fiz na medida da minha disponibilidade”.
Aos alunos que frequentam o agrupamento de escolas de Penamacor, a directora do agrupamento deixou uma mensagem para que nunca percam as máximas que nortearam a vida de António Ribeiro Sanches “desejo que vivam e sintam cada um dos vossos dias sem esquecer a inteligência, o espírito observador e o leitor incansável que foi o nosso patrono. Vivam as vossas vidas com entusiasmo mas com a disciplina necessária para terem uma participação activa e construtiva na vida da nossa escola e onde adquiram bases sólidas para o vosso futuro”.
Uma comemoração onde também marcou presença o presidente da câmara de Penamacor e onde António Beites referiu que o município quer trabalhar em parceria com todos os agentes da comunidade educativa para que melhorar o sucesso educativo de todos os alunos do agrupamento “isto é um apelo que eu tenho feito desde que sou presidente da câmara porque entendo que há condições para dar um salto qualitativo na melhoria do sucesso escolar e também no combate a algum insucesso que temos. Deixo aqui a disponibilidade total da autarquia para nos próximos anos trabalharmos todos em conjunto, e até aproveitando alguns fundos comunitários, para que Penamacor possa ser uma referência ao nível do ensino”.