RCB/TuneIn
Sexta, 15 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
CENTRO CLÍNICO DAS BEIRAS: DEPUTADO DO PS QUESTIONA MINISTÉRIO DA SAÚDE
Rádio Cova da Beira
O deputado do Partido Socialista na Assembleia da República, eleito pelo distrito da Guarda, Santinho Pacheco questiona o Governo sobre a criação do Centro Académico Clínico das Beiras, na Covilhã, e as suas consequências para a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Feb de 2017

De acordo com a Agência Lusa, o deputado pergunta “que consequências imediatas e futuras tem para a Guarda a criação deste consórcio denominado Centro Académico Clínico das Beiras ao nível da sua ULS e Escola Superior de Saúde”. Santinho Pacheco quer ainda saber “que razões justificam que a sua sede tenha de ser na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior [na Covilhã] e que reflexos isso tem na distribuição das valências hospitalares no seu território de influência”.

“Cada vez mais se nota reforçada a tendência já antiga de caminhar para uma centralização das respostas hospitalares regionais. O que não se decreta, fomenta-se numa prática do facto consumado”, observa.

Depois de referir que “ninguém está contra eliminar muitos constrangimentos e alargar as possibilidades de cooperação institucional”, sublinha que todos compreendem “as potencialidades dessa cooperação entre a investigação, a aplicação de conhecimentos e o ensino na área da Saúde”.

No entanto, alerta que “dizer que a criação do Centro Académico Clínico potencia as capacidades de cada instituição é reconhecer que se vai alargar o fosso entre unidades e serviços, tornando ainda melhor os mais capazes e dotados de recursos humanos e técnicos de excelência”.

Em sua opinião, “está assim a criar-se uma certa concorrência desleal entre hospitais e há especialidades que vão encerrar, designadamente na Guarda, por falta de médicos”. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados