RCB/TuneIn
Domingo, 17 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ENCERRAMENTO VAI SER CONTESTADO EM LISBOA
Rádio Cova da Beira
A população do Teixoso vai manifestar-se à porta da Assembleia da República no próximo mês de Março contra o eventual encerramento da agência daquela vila da caixa geral de depósitos. A decisão foi tomada numa reunião extraordinária da assembleia de freguesia, a mais participada da história, e que mereceu o aplauso de muitas centenas de pessoas que acorreram ao largo da Igreja onde decorreu a reunião.
Por Nuno Miguel em 26 de Feb de 2017
Entre os participantes esteve o presidente da câmara da Covilhã. Vítor Pereira mostrou mesmo a disponibilidade da autarquia para suportar os custos com os transportes e garante que vai estar na primeira linha dessa manifestação “se as nossas formas de luta e aquilo que já estamos a fazer não for atendido nós vamos manifestar-nos à porta da Assembleia da República e a câmara da Covilhã vai disponibilizar o transporte para todos possam ir e ali disponibilizar o nosso veemente repúdio e a nossa indignação. Devemos dar mais uns dias para ver se esta decisão é revertida e se é colocado um fim a esta decisão irracional tomada a partir de Lisboa mas caso isso não aconteça eu estarei com todos vós na linha da frente na luta pela manutenção deste serviço na vila do Teixoso”.

 

Já o presidente da união de freguesias de Teixoso e Sarzedo referiu que a autarquia já foi contactada por outras agências bancárias que pretendem instalar-se na vila. Todos são bem vindos, afirmou José Valério, mas a defesa pela manutenção da caixa vai continuar. Nesta assembleia de freguesia o autarca expressou o lamento pelo facto de a administração do banco público ainda não ter dado qualquer resposta à reivindicação das populações “fico triste porque fizemos uma manifestação há uma semana, já procurámos esclarecimentos e até hoje a administração da caixa não nos deu qualquer resposta. O presidente da caixa devia hoje estar aqui e olhar para toda esta gente, nomeadamente para os idosos que aqui estão, e se aqui estivesse tenho a certeza que já tinha dado indicações para a caixa não fechar”. 

 

Nesta reunião o presidente da assembleia de freguesia, Paulo Silvino, leu duas cartas enviadas por Hortense Martins, deputada do PS e Paula Santos, do PCP, onde se dá conta do envio de perguntas ao ministério das finanças relacionadas com esta situação. Presente esteve Manuel Frexes. O deputado e presidente da distrital do PSD refere que existem rumores do encerramento de 30 balcões da caixa em todo o país sem que essa decisão tenha sido confirmada “eu ainda não vi nenhuma comunicação oficial a dizer que vão fechar no Teixoso. Nós sabemos disto porque as pessoas e os autarcas estão atentos e até disseram aos clientes que iam fechar. Tudo isto está a ser feito na calada da noite. Por isso nós escrevemos ao governo para saber quais são as agências que pretendem fechar no país porque nos queremos juntar todos, das várias terras que vão ser prejudicadas com esta decisão, para que todos juntos tenhamos mais força”.

 

Vários autarcas de freguesias vizinhas também marcaram presença nesta reunião como António Pinto, de Orjais e João Luís Gomes, de Aldeia de Souto e Vale Formoso e também o presidente da união de freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho. Pedro Leitão assumiu mesmo um compromisso com as populações do Teixoso “se esta agência da caixa fechar eu, que anualmente tenho a gestão de um orçamento de 400 mil euros, retiro a conta da freguesia da caixa geral de depósitos. Já fui criticado por ter assumido esta posição e disseram-me que isso era enfraquecer o banco público. Vale mais enfraquecer o banco público do que enfraquecer o interior e as suas populações”.

 

Para além do protesto em Lisboa, continua a decorrer a recolha de assinaturas para uma petição pública para que o assunto seja levado ao plenário da assembleia da república. Para que esse desiderato seja alcançado são necessárias cinco mil assinaturas. Em pouco mais de uma semana já foram recolhidas mais de três mil.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados