RCB/TuneIn
Quarta, 28 Jun 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"CANTATAS E SONATAS DO BARROCO INAPOLITANO" EM CASTELO BRANCO
Rádio Cova da Beira
O Centro Cultural Contemporânea, em Castelo Branco, recebe esta sexta-feira, pelas 21:30H, Sima - Il Giardino Di Arcadia, Ensemble Di Musica Antiga com "CANTATAS E SONATAS DO BARROCO INAPOLITANO".
Por Paulo Pinheiro em 17 de Feb de 2017

A cantata, forma que deriva directamente do Madrigal seiscentista, é o género vocal mais cultivado na música de câmara em Itália no século dezoito. A grande quantidade de exemplos que ainda hoje se preservam nas bibliotecas testemunham a grande atenção dos compositores e do público em relação a este repertório.

 

Os três exemplos deste programa são emblemáticos da estrutura cristalizada em torno de 1700, de alternância recitativo-ária, utilizada nas cenas de ópera coevas. A temática preferida era a do amor, quase sempre do desgosto de um amante traído, abandonado ou ignorado, com inspiração na antiguidade clássica, que continuou a influenciar a cultura do período Barroco.

 

As três cantatas conservam-se todas na Biblioteca do Conservatório San Pietro a Majella, em Nápoles, enquanto a sonata foi composta por Roberto Valentino, um compositor inglês que naturalizado em Roma e que dedica a coleção a um nobre napolitano. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados