Depois de assinado em França há alguns meses, o documento foi agora novamente subscrito pelos responsáveis das 2 localidades, naquela vila do concelho da Covilhã. Roland Crimier, presidente da autarquia de Saint Genis Laval refere que "a economia, o desporto e a cultura são algumas das áreas onde esta cooperação pode ter, em breve, resultados práticos; já tivemos alguns intercâmbios e podemos agora reforçar essa ligação".
Para Carlos Abreu, presidente da junta de freguesia do Tortosendo, a assinatura deste acordo "vai contribuir para o enriquecimento das 2 localidades; quer eu quer o autarca de Saint Genis somos europeistas convictos e acreditamos que esta ligação pode ser vantajosa para ambos".
A assinatura deste acto de geminação antecedeu a terceira edição da iniciativa “Sopas do Tortosendo”. Vários milhares de pessoas acorreram à iniciativa, que decorreu no parque de São Miguel, onde puderam degustar as especialidades gastronómicas de 16 restaurantes que participaram no evento.
Carlos Abreu acredita que a iniciativa pode crescer ainda mais durante os próximos anos "esse é o nosso objectivo, em três anos conseguimos duplicar o número de restaurantes e acreditamos que ainda temos potencial para crescer até porque se nota um envolvimento cada vez maior da população em torno desta iniciativa".
A iniciativa decorreu pela primeira vez no parque de são Miguel "o espaço ideal para a realização da iniciativa" diz Patricia Gonçalves. A proprietária do restaurante "o cascalhal", um dos participantes na iniciativa copnsidera que "esta é uma iniciativa que se deve manter pois a cada ano que passa temos mais pessoas e os lucros revertem sempre para uma associação da vila"