RCB/TuneIn
Sábado, 16 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PERABOA APROVA ORÇAMENTO
Rádio Cova da Beira
Com quatro votos a favor e cinco abstenções, a assembleia de freguesia de Peraboa aprovou por maioria as grandes opções do plano da autarquia para este ano. A versão inicial dos documentos foi retirada da reunião ordinária do órgão, que decorreu em Dezembro do ano passado, tendo na altura os eleitos da oposição considerado que essa proposta não reflectia as verdadeiras necessidades da freguesia.
Por Nuno Miguel em 14 de Feb de 2017

Em reunião extraordinária, o executivo apresentou uma nova versão, onde o principal destaque vai para a retirada de 35 mil euros do orçamento, destinados à requalificação do antigo campo de futebol da aldeia, e para o apoio dado a uma comissão criada no seio do órgão, tendo em vista a concretização das obras do lar do centro social de Peraboa. José Brás, líder da bancada do movimento “Acreditar Covilhã”, considera que “dentro do quadro que existe, com alguma limitação de recursos financeiros, há prioridades e a conclusão do lar deve ser considerada como uma prioridade pelas consequências que trás de fixação de pessoas e de criação de postos de trabalho em detrimento de um outro projecto que traria despesa e não fixaria absolutamente ninguém. Neste momento há uma conjugação de esforços de várias entidades em torno da conclusão do lar e eu penso que este é o tempo de concretizar essa obra”.

Já o eleito do PSD tinha feito depender a viabilização do orçamento da atribuição de um apoio à concretização dessa obra assim como da equidade salarial de duas funcionárias da junta de freguesia. Com as alterações introduzidas, Marco Aurélio afirma que cumpriu a sua palavra “na reunião que tivemos nós apresentámos algumas propostas para melhorar o orçamento, essas propostas foram aceites parcialmente e também não podemos estar a impor condições. Negociámos as questões da equidade salarial entre duas funcionárias e a questão da prioridade dada à conclusão das obras o lar e eu honrei o compromisso de, com o meu voto, ajudar a viabilizar este orçamento”.

Os documentos foram assim aprovados com o voto favorável dos eleitos do PS e a abstenção de “MAC” e PSD. No entanto Sílvio Dias considera que será uma vitória se o actual mandato chegar ao fim e a obra do lar estiver concluída, a par da entrada em funcionamento da extensão de saúde que ocorreu neste mandato “a conclusão da obra do lar foi também uma das promessas que fizemos à população na última campanha eleitoral porque sabemos que é uma obra muito importante para a freguesia, assim como o era a extensão de saúde que nós conseguimos inaugurar no primeiro ano do nosso mandato. E nos meses que faltam até às próximas eleições ainda temos vários projectos que vamos concretizar na nossa freguesia”.

Sílvio Dias acrescenta que apesar de a requalificação do antigo campo de futebol ter sido retirada das grandes opções do plano, a obra vai ser candidatada a fundos comunitários e caso seja aprovada a situação pode ser revista. Mas até lá o autarca espera ver concretizadas outras obras “neste momento já está a decorrer a intervenção de requalificação da entrada de Peraboa, fizemos a rotunda da transumância e nós não queremos começar obras sem terminar as que já estão em curso. Se entretanto o projecto a fundos comunitários vier aprovado vamos ter que nos sentar à mesa com os restantes elementos da assembleia e arranjar soluções”.

O orçamento da autarquia de Peraboa para este ano ronda os 180 mil euros. Esta reunião do órgão ficou ainda marcada pela deslocação do presidente da assembleia geral do centro social da aldeia, José Curto Pereirinha, que fez o ponto de situação referente às obras do lar e onde se mostrou convicto de que a empreitada pode estar concluída até final deste ano.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados