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Segunda, 20 Fev 2017
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CIMD Cabecalho
POLÍTICA
CMC APRESENTA NOVO SITE
Rádio Cova da Beira
Dividido em quatro grandes áreas; viver, visitar, investir e município, a página pretende reforçar a ligação com os cidadãos e disponibilizar informações sobre as freguesias, parques empresariais, a actividade municipal e os locais de interesse histórico e cultural do concelho.
Por Nuno Miguel em 10 de Feb de 2017

Uma página que, de acordo com Vítor Pereira, assegura uma maior transparência na governação da autarquia “é um site do nosso tempo, moderno, com um novo design e com conteúdos muito acessíveis ao contrário do anterior que era excessivamente institucional, muito centrado na figura do presidente e no culto da personalidade. Na disso queremos. Este é um site desempoeirado, aberto, onde todos estão presentes e onde queremos fornecer a máxima informação possível aos nossos concidadãos. É, na prática, a transparência na governação”.

Para além da nova página do município, o presidente da autarquia apresentou ainda duas novas ferramentas online; o balcão único digital e o geoportal. Para o presidente da câmara da Covilhã são instrumentos que pretendem facilitar a vida aos cidadãos, às empresas e a profissionais de diferentes áreas “os nossos munícipes podem a partir de agora, requerer, solicitar, pagar, reclamar e relacionarem-se de uma forma mais ampla com a câmara da Covilhã em todas as suas frentes a partir da sua própria casa. Também o geoportal é um instrumento de trabalho único e diferenciador, que é direccionado sobretudo para técnicos, projectistas e empresários e para que possam a partir de casa ou do seu local de trabalho consultar plantas e conhecer os diferentes planos municipais entre outras valências”.     

A apresentação destas novas ferramentas foi feita no mesmo dia em que foi divulgada a classificação do índice de transparência na internet. Um estudo promovido pela associação cívica “Transparência e Integridade” e que coloca a Covilhã no 202º lugar entre os 308 municípios do país. Vítor Pereira refere que “temos vindo a melhorar, de ano para ano, no índice de transparência no qual subimos 80 posições desde o início do mandato e, só neste último ano, subimos 35 lugares e isso diz bem do nosso esforço. Eu tenho a certeza de que se estas ferramentas que hoje aqui apresentámos já tivessem sido levadas em linha de conta o nosso posicionamento seria muito superior e o próximo relatório, estou certo, vai constatar isso mesmo”.

Projectos que foram apresentados numa cerimónia que contou com a presença da secretária de estado da modernização administrativa. Graça Fonseca teve oportunidade ainda de visitar o balcão do cidadão, situado na Praça do Município, e destacou este projecto como um bom exemplo ao nível da complementaridade de serviços “por exemplo um pagamento feito a um balcão não é mais seguro do que o pagamento que se faz numa máquina onde não se vê a pessoa mas naturalmente que nós continuamos a ter a necessidade de oferecer às pessoas, até pelas características do país, a possibilidade dos serviços físicos. Por isso é importante assinalar a existência desse serviço concentrado, onde as pessoas podem tratar de vários assuntos no mesmo local, mas também disponibilizar serviços online para evitar que as pessoas tenham de se deslocar”.


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