RCB/TuneIn
Terça, 28 Fev 2017
PUB
RCB
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PNCT VAI TER SITE PARA ACOMPANHAR EVOLUÇÃO DAS MEDIDAS
Rádio Cova da Beira
A partir desta semana, o Plano Nacional de Coesão Territorial (PNCT) vai ter um site www.pnct.gov.pt onde pode ser acompanhada a evolução das 164 medidas que constam do documento.
Por Paula Brito em 31 de Jan de 2017

“Vamos ainda por no site, onde as pessoas podem ir vendo à medida que vão sendo implementadas, esperamos para a semana já ter esse site on line. De resto, das 164 medidas temos uma percentagem muito razoável já cumprida”.

 

João Paulo Catarino, coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior satisfeito com o nível de implementação das medidas deixa alguns exemplos das que já estão no terreno “Posso falar da que tem sido mais mediática que são os 10 milhões para o turismo no interior, do pacote da reforma florestal onde consta a medida do cadastro simplificado, uma lei que terá que ir à AR mas que que está praticamente ultimada com os diversos ministérios, o apoio para a colocação dos médicos no interior cujo diploma já foi aprovado e vai entrar em vigor dentro de dias”.

Confrontado com as críticas de que ao Plano Nacional de Coesão Territorial faltam medidas estruturantes e dotação financeira, João Paulo Catarino admite que também a unidade de missão gostaria de ter ido mais longe  “Admito que em relação aos custos de contexto, nomeadamente as portagens e IRC, as pessoas tivessem à espera de mais e nós próprios gostaríamos de ter ido mais além, mas as condições económicas do país são aquelas que conhecemos e não vale a pena termos ilusões, foi o possível, foi um sinal de que logo que haja condições irmos um pouco mais além. De resto, tudo está a acontecer como o previsto e tem uma grande virtude é que hoje todos os ministros quando põem um diploma legal cá fora têm que se preocupar qual o impacto que terá no interior do país”.

 

Dentro de dois meses será feito o balanço do primeiro semestre do plano e nessa altura, apesar de não adiantar quais, serão anunciadas novas medidas a juntar às 164 iniciais.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados