RCB/TuneIn
Quarta, 26 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PARTILHA
Rádio Cova da Beira
Vinte anos depois da última tertúlia em que a então escola secundária do Fundão debateu o Estatuto da Carreira Docente, o agora Agrupamento de Escolas do Fundão acolheu na última sexta-feira, 27 de janeiro, uma tertúlia sobre a escola.
Por Dulce Gabriel em 30 de Jan de 2017
Os “Encontros Educacionais” promovidos pela biblioteca do Agrupamento de Escolas do Fundão decorrem em formato de tertúlia e têm como característica juntar os vários agentes que fazem a escola. Dirigentes, professores, encarregados de educação e alunos reuniram-se para falar da “minha escola, a tua escola, a nossa escola”.

No final da primeira sessão ficou claro que a maioria dos participantes olha com algum saudosismo e nostalgia para a escola enquanto espaço de afetos e de partilha de valores.

O encontro em que foram aflorados comportamentos e limitações à ambição de escola onde reine a felicidade ficou marcado pela partilha da memória da escola secundária do Fundão nos anos 80 do século XX .

A pressão que hoje em dia é exercida sobre os alunos para que sejam cumpridos prazos e metas curriculares foi verbalizada por alguns dos estudantes que participaram na tertúlia.

Já os encarregados de educação, alguns deles professores noutras escolas, manifestaram desconforto pelas consequências do trabalho burocrático que lhes é imposto pelo Ministério da Educação.

As tertúlias sobre a escola continuarão nos próximos meses com a discussão e abordagem a temas “mais fraturantes” anunciou o professor bibliotecário e coordenador da iniciativa José Pina.

A problemática dos trabalhos de casa, os rankings e estatísticas, as editoras são temas a abordar.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados