RCB/TuneIn
Sábado, 21 Out 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“HÁ MUITOS ANOS QUE ME BATO POR ISSO”
Rádio Cova da Beira
Manuel Frexes espera que possa nascer na assembleia da república um consenso alargado em torno da descentralização de novas competências para os municípios na área da educação.
Por Nuno Miguel em 30 de Jan de 2017

Á margem da cerimónia comemorativa do aniversário da escola secundária Campos Melo, na Covilhã, o deputado do PSD eleito pelo distrito de Castelo Branco defendeu que a manutenção das escolas secundárias deveria passar para a responsabilidade das autarquias à semelhança do que já sucede no primeiro ciclo “a descentralização na área da educação é uma das áreas onde há ainda um largo caminho a percorrer; há muitos anos que me bato para que isso aconteça e entendo que as escolas secundárias também deviam estar sob a responsabilidade não só do corpo docente mas também das autarquias. Eu verifico que o papel que as autarquias têm desempenhado desde que houve, por exemplo, a descentralização das escolas do primeiro ciclo a satisfação de necessidades relacionadas com tudo o que está ligado às escolas melhorou muito”. 

O também presidente da comissão política distrital do PSD acrescenta que a transferência de competências já efectuada permitiu dotar as escolas de melhores condições e também reforçar o apoio dado aos alunos “por exemplo ao nível dos transportes escolares, na alimentação, na ocupação dos tempos livres mas também na conservação e manutenção das infraestruturas. Certamente que essa transferência nada vai interferir com a questão do currículo, porque a questão pedagógica deve estar centralizadas e os conteúdos a leccionar iguais para todos os alunos. Mas isso não invalida que toda a estrutura das escolas possa estar mais próxima das pessoas e possa ser cuidada por quem está mais perto e melhor capacitado para tomar conta dela”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados