RCB/TuneIn
S√°bado, 06 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PANASQUEIRA NA ROTA MUSEOL√ďGICA MINEIRA
Rádio Cova da Beira
Foi este o desafio deixado por V√≠tor Pereira ao presidente da entidade regional de turismo do centro, Pedro Machado, no arranque de um ciclo de debates dedicado √†s potencialidades da Serra da Estrela sob o mote ¬ďpatrim√≥nio, cultura e tradi√ß√£o¬Ē, que decorreu em Aldeia de S√£o Francisco de Assis.
Por Nuno Miguel em 29 de Jan de 2017

A iniciativa decorreu no âmbito da candidatura da Serra da Estrela a Geopark mundial da UNESCO e o onde o presidente da câmara da Covilhã afirmou que “as minas são um recurso mineral finito, que poderá trazer grandes mudanças sociais no futuro é por isso essencial potenciar outras vertentes do património mineiro”. Neste sentido, o autarca recordou a necessidade de existir “um plano que não pode ser protagonizado apenas e só pelas autarquias, mas que deve envolver as associações locais, o próprio governo, os institutos politécnicos e a universidade e as mais variadas entidades da região”.

Vítor Pereira acrescenta que “as 200 mil dormidas registadas no concelho da Covilhã, mostram que existe um mercado para aproveitar, sendo a actividade turística a mais importante para revitalizar e estimular economicamente esta zona”. O autarca deixou ainda o desafio “para que se criem micro empresas ligadas ao artesanato mas também se concretize a criação de um museu mineiro aproveitando desta forma as próprias minas como forma de criar um suporte de identidade para a revitalização da região”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados