A peça baseia-se no romance homónimo do escritor moçambicano Mia Couto, e conta a história do velho Tuahir e do jovem Muidinga, em fuga da guerra civil devastadora que acontece em Moçambique.
"Em lugar onde a guerra até a estrada tinha matado, um velho e um miúdo que procura os seus pais seguem caminhando, bamboleantes, como se tivesse sido esse o seu único serviço desde que nasceram... Assim começa Terra Sonâmbula, e por aqui seguirá o seu caminho, através da transposição para o teatro desses traços tão marcantes da essência, da forma de comunicação, da singularidade e da poética de Mia Couto. Como fazer valer a força de uma arte do espaço e da presença, para que ressoe a profundidade de uma escrita tão singular, tão única e tão bela?".
A peça tem dramaturgia e encenação de Nuno Pino Custódio e cocriação de Rosinda Costa, Alexandre Barata e Pedro Fino. A actriz: Rosinda Costa. Música e sonoplastia de Alexandre Barata. Assistência de encenação de Tiago Poiares. Assistência dramatúrgica de Roberto Querido. Espaço e figurinos da Estação Teatral. Desenho de luz e montagem de Pedro Fino. A direcção de produção é de Alexandre Barata. Vídeo de Luís Batista e fotografia de Miguel Proença. Design de comunicação de Hugo Landeiro Domingues. a produção é da ESTE – Estação Teatral.
O espectáculo sobe ao palco esta sexta-feira, 27 Janeiro, às 11:00H; sábado, 28 Janeiro, às 19:00H e domingo, 29 Janeiro, às 11:30H.