RCB/TuneIn
Sábado, 06 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
NOVOS ROSTOS DE CULTURA
Rádio Cova da Beira
Durante os próximos meses, a vila do Tortosendo vai ter um registo significativo de eventos culturais. Exposições de pintura, mostras de arte, debates entre outras iniciativas marcam a programação da LAT nas comemorações dos 90 anos de elevação a vila.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Jan de 2017

O ano de trabalho da LAT – Liga dos Amigos do Tortosendo começou com a exposição de pintura de Guilherme Ramos. A mostra, que decorre até à próxima sexta-feira, 27 de Janeiro, contou já com cerca de três centenas de visitantes.

A iniciativa decorre em mais um espaço cedido temporariamente àquela associação, em pleno coração da “vila operária”. Trata-se de um espaço contíguo à Gráfica do Tortosendo, na Rua dos Loureiros, onde se juntaram aproximadamente 20 trabalhos do estudante da Academia de Belas Artes de Lisboa. Na óptica de Eduardo Alves, presidente da LAT, “o ano de 2017 não poderia ter começado de melhor forma”. Isto porque, “promovemos a primeira exposição de trabalhos de um jovem artista em formação e crescimento, na sua terra mater, iniciativa que para além de dar a conhecer os trabalhos e talentos de Guilherme Ramos à população em geral contou com a presença de alunos das escolas da vila e contribuiu para o artista ter já outras mostras”.

Durante o próximo mês de Fevereiro, o dinamizador do Tortosendo Urban Art vai expor os seus trabalhos na galeria Tinturaria, na Covilhã. Uma mostra que irá contar com mais alguns trabalhos inéditos de Guilherme Ramos e que confirma a promoção e dinamização feitas pela Liga dos Amigos do Tortosendo. “Mostrar as capacidades, o engenho e o talento das nossas gentes é algo que faz parte da matriz da Liga dos Amigos, até porque, é uma forma de promovermos a nossa freguesia”, sublinha Eduardo Alves.

A LAT vai também promover mais uma desenhadora, desta vez mostrando os trabalhos de Patrícia Cunha. A mostra de quadros, desenhos e serigrafias da autora da pintura de José Rodrigues Ribeiro, localizada no Largo da Amoreira, irá decorrer no Grupo Desportivo Casalense, entre os dias 12 e 17 de Fevereiro. “Esta é mais uma aposta na divulgação e dinamização do nosso Tortosendo e das suas gentes, mas também, o reforço de uma marca indelével da LAT, a do trabalho em parceria com outras entidades da vila”, explica Eduardo Alves. Nesse sentido, a mostra, realizada em parceria com o Desportivo Casalense marca o arranque de um conjunto de acções com outras entidades. Uma mostra que decorrerá nas instalações do Casalense, em pleno bairro típico da vila.

O presidente daquele organismo sublinha que durante os próximos meses, outras iniciativas estão a ser pensadas, e tudo indica que venham a ter lugar em vários pontos da maior vila do concelho da Covilhã, nomeadamente no Bairro do Cabeço, Bairro dos Pinhos Mansos, Belozêzere, entre outros.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados