RCB/TuneIn
Quinta, 04 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“TREBARUNA DEUSA LUSITANA- ODE HERÓICA"
Rádio Cova da Beira
O Museu Nacional de Arqueologia acolhe esta quinta-feira, 26 Janeiro 2017, pelas 18:00H, a apresentação da reedição da obra de José Leite de Vasconcelos “Trebaruna Deusa Lusitana – Ode heroica”, dada à estampa em 1895.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Jan de 2017

É um dos textos fundacionais da História Antiga regional que remete para uma ara romana dedicada a uma deusa lusitana que se encontrava no Fundão nos finais do século XIX e que Leite de Vasconcelos mandou recolher para o Museu lisboeta.

 

A ocasião é aproveitada para serem apresentadas as coordenadas gerais do projeto de turismo cultural “Itinerários Leiteanos na Beira Baixa”, que tem nas paisagens e nos patrimónios visitados durante a centenária visita que Leite de Vasconcelos fez à região a sua base de trabalho. Recorde-se que a presença “do pai da arqueologia e da etnografia portuguesas” no Fundão foi determinante para a motivação da criação do Museu do Fundão, idealizado em 1942 e concretizado em 1947 por José Alves Monteiro.

 

A sessão conta com as intervenções da médica escritora Maria do Sameiro Barroso; de Pedro Miguel Salvado, diretor do Museu do Fundão; de Luís Raposo, Presidente do ICOM-Europa; de Filomena Barata, Técnica Superior do MNA; e de Alcina Cerdeira, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Fundão. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados