RCB/TuneIn
Sábado, 06 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FESTA DO BODO EM JANEIRO DE CIMA
Rádio Cova da Beira
Esta sexta-feira, em várias localidades, realiza-se a Festa em Honra do Mártir São Sebastião e em algumas delas a tradição secular do BODO mantém-se. A freguesia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, é uma das aldeias que pretende continuar a preservar esta festa com raízes medievais.
Por Paulo Pinheiro em 20 de Jan de 2017

“Dá-se o pão e o vinho em honra de S. Sebastião”. Todos os anos, a 20 de janeiro, em Janeiro de Cima, tem lugar a festa em honra de São Sebastião. É assim desde, calcula-se, 1757, data em que uma epidemia assolou a aldeia, causando muitas mortes e muitos medos.

Os habitantes da aldeia levam os sacos com as merendas às costas ou na cabeça e seguem ordenados em duas filas paralelas enquanto cantam e rezam e dão uma volta à zona antiga da aldeia. O estandarte vai à frente e o santo segue atrás da procissão. Vários participantes levam nas mãos velas acesas.

Por volta das 8.00h juntam-se os mordomos no salão paroquial para a contagem do pão para os sacos. De seguida a população desloca-se à capela e em procissão vê com o Santo ao salão paroquial onde se encontra o pão já nas sacas. Os mordomos com as sacas do pão e o vinho juntam-se à procissão e dão a volta pelas ruas da aldeia em direção à igreja onde fica o Santo, o pão e o vinho. A missa realiza-se às 12.00h. Após a Bênção do Pão e a Eucaristia, realiza-se a Procissão para a Capela e Parque de Merendas de São Sebastião, na qual as pessoas fazem ouvir os seus pedidos e louvores, carregando às costas as sacas com o pão que depois será distribuído e o vinho que será bebido, sentindo-se uma profunda reflexão, que apenas as vozes femininas vozes não permitem que seja de silencia total.

Também em São Jorge da Beira, freguesia do concelho da Covilhã, hoje há Festa do Bodo. A organização da festa fica a cargo dos habitantes de uma zona da aldeia, que muda de ano para ano,  reunindo-se as pessoas  no largo da Eira, se o tempo permitir, ou no salão paroquial.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados