RCB/TuneIn
Domingo, 18 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
"SACERDOTE E HOMEM DE SÓLIDA CULTURA"
Rádio Cova da Beira
A junta de freguesia de Soalheira, terra natal de António Mendes Fernandes, lamenta a morte do "sacerdote e homem de sólida cultura", que fica na memória de todos quantos tiveram "o privilégio de o conhecer como uma referência de preciosas amizades e afinidades humanas, no desenvolvimento de uma visão sempre atenta à Covilhã e à região da Cova da Beira, desde logo, e à vila de Soalheira".
Por Paulo Pinheiro em 29 de Dec de 2016

A autarquia soalheirense recorda que desde que no final de 1963 assumiu a direcção do semanário Notícias da Covilhã, António Mendes Fernandes deixou nos editoriais que escreveu "um olhar e um pensamento de uma cidade e uma região cada vez mais em extensão da Universidade - «a universidade da Comunidade». Foi nesse plano maestro de muitas polifonias, como no plano da sua disciplina predilecta – a música -, porque entendia que não podia recusar serviço de missão, mas as áreas em que mais se distinguiu foram o Direito Canónico e a Educação Católica", refere.

Em 2001, a 22 e 23 de Setembro, o povo da Soalheira homenageou Mendes Fernandes, através das suas instituições e associações, e dedicou-lhe um colóquio cultural para leitura da sua obra literária, artística, filosófica, teológica e jurídica. E também remetendo ao "Aguarela de uma Vila chamada Soalheira, Subsídios para uma Monografia", escrita em 1998, que organiza uma declaração de amor do autor à Soalheira, para a caracterizar.

Mendes Fernandes dedicou à Soalheira algumas quadras, aquando da sua elevação à categoria de vila, que a junta recorda

 

Soalheira, de almas claras

Banhadas pelo sol ardente,

De um só rosto e uma só fé

É a feição da tua gente.

 

Passando de aldeia a Vila

Melhores tempos vão chegar,

Trabalhando em união

Conjugando o verbo Amar.

 

Senhora das Necessidades

És Rainha e Padroeira,

Abençoai, Senhora Nossa,

O povo da Soalheira.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados