RCB/TuneIn
Domingo, 15 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FERNANDO LUCAS DESCONHECE RELATÓRIO
Rádio Cova da Beira
Comandante dos bombeiros voluntários da Covilhã desconhece relatório recentemente publicado no Jornal de Noticias de especialistas da Universidade de Coimbra que aponta para falta de disciplina e excesso de confiança como causas da morte do bombeiro da corporação covilhanense em Agosto de 2013 num incêndio no Peso.
Por Paula Brito em 27 de Dec de 2016

No relatório os especialistas recomendam ainda uma melhor avaliação das condições físicas dos bombeiros em termos de visão e audição. Confrontado com estas conclusões, em entrevista à RCB, Fernando Lucas, diz desconhecer o relatório e que contradiz um outro a que teve acesso um ano após o incêndio da ANPC e LBP.

“Não comento porque não tive acesso ao relatório, eu tive acesso a um relatório passado um ano de isto acontecer e não coincide com essa observação que saiu nesse jornal, quando tiver acesso a esse relatório vamos analisá-lo e contestá-lo se for caso disso, porque se é isso que lá está escrito não está correcto”.

O comandante diz que há conclusões que foram publicadas na imprensa que contestará quando tiver acesso ao relatório, nomeadamente em relação às condições físicas do bombeiro “o que aconteceu pode acontecer a qualquer um, ficar perdido no meio do fumo e não conseguir encontrar o caminho de fuga, mas não é por falta de formação ou condições físicas, o elemento em causa fazia muito exercício físico, a dificuldade de visão não era tão assim porque senão o médico não lhe tinha passado o atestado em conforme tinha qualidades para ser bombeiro, e ele nunca deu provas de prejudicar alguém por essa deficiência”.

Fernando Lucas admite que foi o episódio mais marcante dos seus primeiros 5 anos à frente da corporação, que já foi ao local várias vezes à procura de respostas que não encontrou e espera que lhe chegue um relatório final para poder tirar conclusões, contestar ou corrigir o que houver para corrigir.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados