Em 2016 a secção do Unidos do Tortosendo organizou ainda o único Torneio Internacional do país “Vila do Tortosendo”, que levou até àquela vila do concelho da Covilhã, dia 8 de Outubro, mais de 100 atletas oriundos de 10 equipas (3 delas de Espanha).
No balanço do ano, os patinadores do clube tortosendense participaram em 4 Torneios (Coimbra, Torres Novas, Covilhã e Tortosendo) tendo vencido provas e alcançado vários pódios.
Prestou provas em 7 provas de Níveis de Iniciação e Especialidade, um pouco por todo o país, com todos os atletas a fazerem pelo menos um nível durante a época, tendo aumentado o número de atletas com níveis mínimos, de 1 para 5.
Participou em seis Festivais (Coimbra, Covilhã, Cucujães, Mealhada, Torres Novas e Mira), levando a alegria e a cor dos seus esquemas por todo o lado.
Foi convidado para 4 exibições, com destaque especial para a actuação antes e no intervalo dos jogos da Elite Cup.
Aumentou o número de atletas, tendo neste momento cerca de 40 atletas, número máximo, de modo a continuar o trabalho de formação e desenvolvimento com o nível de qualidade definido pela Direcção; seccinonistas e Treinadora.
Fruto deste trabalho, reconhecido por todos os outros clubes e pela Associação de Patinagem de Coimbra, o seccionista Romeu Afonso foi eleito vogal da direcção da instituição, desempenhando funções na área da Patinagem Artística durante o mandato 2016-2020.
O Unidos do Tortosendo deverá fazer no próximo mês de Fevereiro a sua estreia Internacional.
Em 2016 foram cerca de 30 actividades em que o Unidos esteve presente, sendo que 2017, já com um calendário provisório aprovado, se avizinha ainda mais intenso.
Os responsáveis da secção, no final da época vêem através da RCB agradecer a todos quantos apoiaram e tornaram possível esta época:
"Clube, Direcção, seccionistas, Treinadora, Atletas, Junta de Freguesia do Tortosendo, Câmara Municipal da Covilhã, Patrocinadores, Pais e Amigos" . Pode ler-se na missiva enviada.