RCB/TuneIn
Segunda, 06 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PATRIMÓNIO ESTÁ MAIS PROTEGIDO
Rádio Cova da Beira
Com a classificação do conjunto industrial da ribeira da carpinteira na Covilhã, o património fica mais protegido, considera Vítor Pereira, a propósito do processo em vias de classificação do conjunto industrial que engloba os edifícios da Nova Penteação e Fiação da Covilhã, o lavadouro, a fábrica Campos Mello e Irmão, também conhecida como fábrica velha e as ruinas do edifício da fábrica Manuel Batista Grifo.
Por Paula Brito em 16 de Dec de 2016
 “Os edifícios estando classificados estão protegidos, porque em caso de alienação o município tem direito de preferência, por outro lado há cuidados especiais de recuperação que nós tudo faremos para proteger e preservar”, conclui Vítor Pereira.

A proposta de classificação foi remetida pela autarquia covilhanense em Agosto de 2015 à Direcção Regional de Cultura do Centro. No passado dia 7, em Diário da República, a Direcção Geral do Património Cultural estabelece uma zona de protecção de 50 metros contados a partir dos limites externos do conjunto industrial que passa assim à condição de “conjunto em vias de classificação”. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados