Com chuva, frio ou sol, desde há 12 anos que a Casa do Povo organiza esta festa recuperando e adaptando uma tradição da vila, e desde há 12 anos que Sandra Lopes abre a sua tasquinha sobretudo procurada pelos licores tradicionais “é sempre bom podermos dar a conhecer, para já uma tradição que foi reavivada pela Casa do Povo, e depois os produtos endógenos, nós como tasqueiros cá estamos desde a primeira hora e cá permaneceremos”.
Este ano a organização promoveu o concurso da melhor jeropiga da festa. Mónica Bento recebeu o galardão no ano em que o avô convocou os netos para aprenderem a fazer a jeropiga tão apreciada aquém e além fronteiras “este ano o avô chamou-nos e disse que as tradições deviam passar de geração em geração, ele já está com uma certa idade, e quis que aprendêssemos a fazer a jeropiga que é tão apreciada no Paúl e até no estrangeiro”.
Não é promessa mas todos os anos Vítor Pereira marca presença na festa. O presidente da câmara da Covilhã elogiou o empenho do Paul na organização de um certame desta dimensão e importância “que dinamiza a economia local, agita as instituições e é uma tradição enraizada que vai continuar”
Este ano a chuva prejudicou a festa de Sta. Bebiana que promete regressar em 2017, no primeiro fim de semana de Dezembro.
*Com Inforpaulense