“É das mãos de Alfredo Dias que vai saindo uma realidade muito própria. A criatividade, o engenho e essencialmente a capacidade artística deste homem nascido e criado em Tortosendo é exemplo maior dos traços que dão forma às nossas gentes”, sublinha Eduardo Alves, presidente da Liga dos Amigos do Tortosendo. Neste contexto, “a LAT não poderia começar da melhor forma um conjunto de mostras e expressões de gentes da nossa terra”, atesta.
Moinhos, bicicletas, brinquedos e teares, casas e ferramentas, tudo é criado através das mãos de arte de Alfredo Dias. O conjunto de obras que agora se apresenta na Casa da Vila são réplicas do quotidiano do Tortosendo e ganham especial contexto uma vez que são feitas por um autodidata que encontra no trabalhar da madeira uma forma de expressão das suas visões.
A mostra é inaugurada esta quinta-feira, dia 8 de Dezembro, pelas 15 horas, seguindo-se um magusto/convívio entre os visitantes da exposição. Durante os dias que estará patente ao público, entre as 10 e as 17.30 horas, decorrem ainda algumas visitas de escolas e de projectos também a funcionar na Casa da Vila.
Foto: Alfredo Dias