RCB/TuneIn
S√°bado, 16 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PR√ČMIO JOVEM EMPREENDEDOR PARA A UPHILL
Rádio Cova da Beira
A UpHill é uma spin-off que funciona no UBIMedical e acaba de obter o primeiro prémio, num ano em que foram candidatados 164 planos de negócio.
Por Paulo Pinheiro em 30 de Nov de 2016

Outras da categoria:

A UpHill é a vencedora deste ano do Prémio do Jovem Empreendedor, galardão promovido pela Associação de Jovens Empresários (ANJE). Trata-se de uma das mais importantes competições para iniciativas empresariais inovadoras, cujos resultados foram conhecidos no último sábado, dia 26 de novembro, numa gala que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A spin-off sediada no UBIMedical, que teve origem na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), convenceu o júri pelos recursos tecnológicos inovadores que desenvolve para o campo da saúde.

 

Tem como proposta de negócio a gestão da aprendizagem, certificação e performance dos profissionais de saúde nos hospitais, com recurso a quatro soluções SaaS (Software as a Service). O sistema UpSim permite às unidades hospitalares analisar a performance médica, aumentar o grau de eficiência terapêutica e melhorar os resultados clínicos. Quanto aos profissionais de saúde, obtêm feedback sobre a sua atividade e integram detalhados programas de aprendizagem individuais e coletivos. Por fim, os pacientes beneficiam de maiores índices de qualidade e segurança nos cuidados de saúde.

 

Fundada na Covilhã, em 2015, surgiu com base na convicção de que a tecnologia “podia e pode ajudar os sistemas de saúde a ser melhores e a prestar cuidados de ainda melhor qualidade e com mais segurança para os doentes”, como explicou Eduardo Freire Rodrigues, durante a cerimónia, onde esteve também o vice-reitor da UBI, Mário Raposo.

 

Eduardo Freire Rodrigues, ex-aluno da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa é um dos cofundadores da UpHill, juntamente com Luís Patrão (CEO da empresa) e Duarte Sequeira, ambos diplomados pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

 

O presidente da ANJE, João Rafael Koehler, no comunicado emitido pela Associação, afirmou que “a UpHill tem as características essenciais dos negócios da nova economia: conhecimento especializado, ligação à Academia, inovação, tecnologia, capital humano, escalabilidade e potencial de internacionalização". Acrescentou o responsável que “é muito reconfortante para a ANJE e para os seus parceiros institucionais, IEFP e Caixa Capital, saberem que vão financiar, através do 18.º Prémio do Jovem Empreendedor, um projeto com boas perspetivas de sucesso e que traz valor acrescentado à economia”.

 

Já Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o projeto da UpHill e aproveitou para sublinhar o comportamento dos jovens empreendedores, cuja atividade é uma “realidade imparável” que “aguentou o país durante a crise”.

 

A Uphill vai receber 20 mil euros do prize Money, um financiamento de 50 mil euros concedido pela Caixa Capital, sociedade gestora de fundos de capital de risco do grupo CGD e ainda 10 mil euros de um pack de serviços de apoio ao desenvolvimento do negócio. Fica ainda automaticamente selecionada para a final do Caixa Empreender Award, onde estão em jogo 100 mil euros.

 

 

UBI /RCB

Foto: UBI 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados