RCB/TuneIn
Sábado, 16 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PAUL RECEBE 1.º FESTIVAL DO ADUFE
Rádio Cova da Beira
O Grupo de Danças e Cantares do Paul organiza no próximo ano, em Julho, o primeiro festival do adufe. A iniciativa, inserida nas comemorações dos 25 anos do grupo, é uma das novidades do plano de actividades aprovado por unanimidade na última assembleia geral.
Por Paula Brito em 30 de Nov de 2016
 

 “A intenção é ser mais um sucesso na nossa vila, porque quando se fala do adufe fala-se também do Paul, como temos tanta gente que toca adufe porque é que não havemos de promover o adufe? Primeiro propus uma concentração de adufeiras como se faz noutros sítios e depois em reunião de direcção ficou decidido organizarmos o festival”.

Adelaide Henriques, presidente da direcção do Grupo de Danças e Cantares do Paul, justifica ainda outra das novidades do plano de actividades para o próximo ano. O Grupo vai promover ateliers temáticos de bainhas, doces tradicionais ou toque do pífaro, com o objectivo de ensinar quem queira aprender artes, tradições e coisas do antigamente “há muitas pessoas que gostam de ajudar mas não sabem fazer as coisas, são pessoas novas que nunca andaram no folclore e mostram uma vontade enorme de aprender estas coisas do antigo”.

Se a junta de freguesia do Paul apoiar, é ainda intenção do grupo dinamizar o forno comunitário da Fonte do Concelho “queríamos enriquecer mais a nossa terra e fazermos ali um forno comunitário, e talvez alguns destes ateliers podê-los realizá-los lá, principalmente os que dizem respeito à gastronomia”.

No ano em que assinala as bodas de prata o grupo vai também continuar a promover o canto das janeiras ou os santos populares. A realização de jantares convívio bimensais e de um jantar comemorativo do aniversário também fazem parte do calendário de actividades do Grupo que tem agendada para o próximo dia 7 de Dezembro a tradicional couvada, e no dia 18 leva de novo ao palco o espectáculo etnográfico “Reviver as Tradições”.     


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados