RCB/TuneIn
Sábado, 26 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
DESPORTOS DE INVERNO: FDIP ORGANIZOU GALA
Rádio Cova da Beira
A Pousada de Juventude da Serra da Estrela foi palco no passado fim de semana da realização da Gala 2016 da Federação de Desportos de Inverno de Portugal. Mais de uma centena de pessoas marcaram presença no evento que premiou os melhores atletas da época passada, homenageou a esquiadora luso- francesa Vanina e Arménio Matias, como atleta e treinador 2016, respectivamente.
Por Miguel Malaca em 29 de Nov de 2016

A pouco mais de um ano dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, a boa nova chegou da parte de Augusto Baganha.

"Em dezembro vai ser conhecido o apoio a dar à Federação tendo em vista a presença nas Olimpíadas 2018. Vai ser um apoio mais estrutural, mas efectivo."

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude em declarações à RCB, acrescentou que " queremos que a federação continue a ser premiada pela FIS, tal como aconteceu em 2015, como tendo organizado o 6º melhor evento para jovens na prática do esqui, para além de continuarmos a apoiar o projecto “Desporto para Todos”, onde na qual se incluem as actividades do  “Brincar na Neve” e “Ski4All”, para além de termos aprovado também a aquisição e entrega ao Comité Paralímpico de Portugal, de um equipamento(cadeira) para atletas com mobilidade reduzida, tendo em vista a pratica do esqui alpino". Disse Augusto Baganha.

Pedro Farromba, presidente da FDI-Portugal gostou do que ouviu e espera agora que "através desse apoio, finalmente vai chegar em breve, a Federação de Desportos de Inverno de Portugal tenha ainda mais condições de poder levar vários atletas aos Jogos Olímpicos de Inverno. Quanto ao desporto adaptado, vamos adquirir uma cadeira, para que, em breve, possamos ter também entre nós atletas com mobilidade reduzida a praticar modalidades de desportos de inverno." 

Este responsável federativo anunciou ainda a nomeação de "Mancha" como o 1º seleccionador nacional de Snowboard, referindo que " o Snowboard não pode ser primo afastado do esqui alpino, mas sim um irmão gémeo. Para além disso, e em breve, iremos também apresentar a todos os autarcas(Municípios) da área da Serra da Estrela a realização do Troféu Serra da Estrela." Afirmou o líder da FDIP.

Pedro Farromba anunciou ainda a apoio da FDI Portugal à recandidatura de José Manuel Constantino às eleições de 2017 no Comité Olímpico de Portugal. 

Por falar no COP, Rosa Mota, actual vice-presidente da direcção(vai ser convidada pelo presidente da FDIP para ser madrinha da Pousada de Juventude da Serra da Estrela), também referiu que " não gosto do frio é certo, mas respeito muito quem pratica estas modalidades, e lanço-vos um desafio para o sucesso, sonhem muito nos objectivos que pretendem alcançar, nada é impossível, olhem para mim, e consegui. Sonhando que é possível ficam mais próximos de realizar tudo aquilo que pretendem fazer." Disse a ex-atleta olímpica.

Humberto Santos, também gostou de ouvir dizer ao presidente do IPDJ que vai apoiar mais os atletas paralímpicos e que " já vejo mais luz ao fundo do túnel no que diz respeito à possibilidade da prática dos desportos de inverno dos atletas com mobilidade reduzida e com necessidades especiais." Referiu o presidente do Comité Paralímpico de Portugal.

A Gala 2016 da FDI-P contou ainda com a presença de Jorge Torrão(vereador do desporto do Município da Covilhã). 

Conheça agora os campeões nacionais 2015/2016:

Campeonato Nacional de Esqui

Campeão Absoluto - Masculino: Ricardo Brancal

Campeã Absoluta - Feminina: Catarina Carvalho 

Slalom Gigante - Veteranos II: António Gordalina

Slalom - Veteranos II: António Gordalina

Slalom Gigante - Veteranos I: Jorg Clasing 

Slalom Gigante - Veteranos I Feminino: Dorit Clasing

Slalom - Veteranos I: Jorg Clasing

Slalom Gigante - Sénior: João Lopes

Slalom Gigante - Sénior Feminino: Inês Campos

Slalom - Sénior: Tim Clasing

Slalom - Sénior Feminino: Inês Campos

Slalom Gigante - Júnior II: Ricardo Brancal

Slalom Gigante - Júnior II Feminino:  Catarina Carvalho

Slalom - Júnior II: Ricardo Brancal

Slalom - Júnior II Feminino: Catarina Carvalho

Slalom Gigante - Júnior I: Miguel Ascensão

Slalom Gigante - Júnior I Feminino:  Joana Lopes

Slalom - Júnior I: Miguel Ascensão

Slalom Gigante - Infantes II: Henrique Brancal

Slalom - Infantes II: Henrique Brancal

Slalom Gigante - Infantes I: Lourenço Simões

Slalom Gigante - Infantes I Feminino: Diana Baptista

Slalom - Infantes I: Manuel Ramos

Slalom Gigante - Flocos II: João Silva

Slalom Gigante - Flocos II Feminino: Marta Carvalho

Slalom - Flocos II: Guilherme Valbom

Slalom - Flocos II Feminino: Marta Carvalho

Slalom Gigante - Flocos I: Gustavo Tavares. 

 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados