RCB/TuneIn
Quinta, 05 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: BANDA INAUGURA PAVILHÃO DA MÚSICA E RECEBE 15 NOVOS MÚSICOS
Rádio Cova da Beira
A Banda da Covilhã comemora na quinta-feira, 1 dezembro, 72 anos de existência com um programa de quatro dias. Fundada em 1870, foi reorganizada em 1944 e desde aí nunca mais parou a sua atividade. Com o lema “Onde a Música é uma Paixão”, a Associação Recreativa e Musical Covilhanense recebe 15 novos músicos, inaugura o pavilhão da Música e promove homenagens na sessão solene ( 1 dez).
Por Paulo Pinheiro em 29 de Nov de 2016

Outras da categoria:

De acordo com a direção da Banda, a conclusão do "Pavilhão da Música", um espaço amplo com 200m2, "que irá dar todo o conforto e inspiração às várias orquestras e formações musicais, outro tipo de atividades culturais/recreativas, e que representa um esforço acrescido em complemento à renovação do edifício histórico, inaugurado em 3 de maio de 2015". Os responsáveis da coletividade "congratulam-se e orgulham-se" de poder anunciar a entrada de 15 novos músicos, jovens da comunidade covilhanense que passam a integrar a banda a partir do dia 1 de Dezembro

"Facto inédito, e que representa 30% do atual corpo de 50 músicos que constituem a Banda da Covilhã. Este é o resultado de uma luta incansável e sem fim, de uma aposta muito forte por parte da direção nos últimos anos na formação com o lançamento da Academia de Música da Banda da Covilhã, e de um projeto pedagógico consolidado, estruturado e tendo por base o gosto pela música, desde os alunos, ao corpo de 10 professores que sete dias por semana acompanham os seus alunos", refere o elenco diretivo que simultaneamente lançam o apelo para donativos para as fardas destes jovens.

 

"Chegar a esta bonita idade com tantas crianças e jovens a abraçarem o projeto é a melhor prenda que esta instituição pode receber", conclui a direção da Banda da Covilhã. 

 

 

O programa comemorativo do 72º aniversário inicia-se na quinta-feira, 1 de Dezembro. às 10:30h com uma romagem e homenagem que decorre no cemitério municipal da Covilhã, com deposição de uma coroa de flores e interpretação do hino da restauração. Pelas 11:30h, na sede da associação decorre o içar da bandeira e a sessão solene com a tomada de posse dos membros da AJOMI (Associação Juvenil Onde a Música nos Inspira), entregas de diplomas de reconhecimentos e inauguração das fotografias dos maestros que dirigiram a Banda da Covilhã nos últimos 10 anos: Eduardo Cavaco, Elmano Pereira e Luís Clemente. Para as 12:45h está marcada a  inauguração do Pavilhão da Música, às 13:00h o almoço de Aniversário e às 15:00h o baptismo dos novos músicos.

 

 

Na sexta-feira, dia 2 dezembro, o dia é aberto à comunidade escolar com demonstrações e oficinas, entre as 10:00 e as 17:00h, mediante inscrição.

 

 

Destaque no sábado, 3 dezembro, para o concerto de Gala, às 21:30h, no Teatro Municipal da Covilhã. Maestros Simão Francisco e Paulo Mota, convidado especial Carlos Cardoso – tenor. Um programa com incidência para a música original para orquestra de sopros, e música clássica "farão deste um dos momentos altos das comemorações", refere a direção da Banda. Referência ainda para a presença do tenor Carlos Cardoso, atualmente a trabalhar em Itália, mas que deu os primeiros passos no canto na Covilhã. 

 

 

 

Para finalizar o programa do 72º aniversário, no domingo, dia 4 dezembro, realiza-se uma Missa de Sufrágio e ação de graças às 10:00h na Igreja de S. Francisco, ao Jardim Público da Covilhã. 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados