RCB/TuneIn
Quinta, 22 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
ADESÃO DAS FREGEUSIAS FICOU ABAIXO DO ESPERADO
Rádio Cova da Beira
Apenas um terço das freguesias do distrito de Castelo Branco apresentou uma candidatura ao projecto de modernização administrativa “e freguesias” que a Anafre dinamizou em todo o território nacional. Os dados foram avançados por um dos vice presidentes daquela organização no encontro distrital de freguesias que decorreu em Penamacor.
Por Nuno Miguel em 23 de Nov de 2016

De acordo com Jorge Neves este projecto não implicava qualquer encargo financeiro para as autarquias, iria permitir condições para modernizar o funcionamento das juntas de freguesia mas a receptividade encontrada no distrito de Castelo Branco foi reduzida “as freguesias dispunham, de forma gratuita, de um computador, de um multifuncional e também de um software de acesso mas das 120 freguesias do distrito apenas concorreram 42. Isto significa que às vezes não estamos muito atentos. É evidente que eu percebo que muitos dos presidentes de junta não tem uma disponibilidade total para estarem atentos a esta realidade mas a verdade é que a Anafre procurou contactar as todas as juntas para aderirem a este projecto a custo zero. Não custava nada”. 

Neste encontro, Jorge Neves deixou um forte apelo às autarquias do distrito para reforçarem a sua intervenção junto das populações, deixando como exemplo a criação de sites na internet que podem ser alojados sem custos nos servidores na Anafre “nós disponibilizamos sites às freguesias que são associadas de forma absolutamente gratuita. Eu recordo que é obrigatório em termos de lei que as freguesias tenham no seu site os documentos referentes à prestação de contas e o plano de actividades e orçamento. Esta é mais uma boa razão para que as freguesias que ainda não são associadas se possam inscrever. Para além disso temos também sites para as delegações, que também são gratuitos, e que podem ficar alojados nos servidores da Anafre”. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados