RCB/TuneIn
Quarta, 15 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
BASKET: NBC DEIXA DE JOGAR NA ABCB
Rádio Cova da Beira
A direcção do Núcleo de Basquetebol da Covilhã por unanimidade, e como forma de protesto relativo a um castigo aplicado pelo conselho de disciplina da ABCB ao treinador Hugo Ranito do U. Tortosendo, relacionado com o que aconteceu em outubro num jogo do campeonato distrital de Sub-18 masculinos(empurrão a um jogador do NBC) decidiu dar falta de comparência em todos os jogos até final de época.
Por Miguel Malaca em 23 de Nov de 2016

Paulo Gonçalves não se rever no castigo aplicado e refere à RCB que " caso aquele orgão associativo não reveja o castigo aplicado, pois não concordamos com ele, é injusto, de acordo com o que se passou nesse jogo e que toda a gente viu, inclusivamente esse senhor treinador pediu desculpas públicas e também através da própria RCB, como é possível ter tido apenas uma repreensão por escrito? Assim, e caso o conselho de disciplina não volte atrás com a decisão tomada, nós deixamos de participar em todas as competições da ABCB esta época". Refere o presidente da direcção do NBC.

O líder do clube covilhanense acrescenta que "tem de haver bom senso nas decisões, pois não é justa a análise feita pelo conselho de disciplina. Caso não haja alterações ao castigo será irreversível, por muito que custe ao clube, dirigentes, jogadores e treinadores, a não participação nos campeonatos distritais da ABCB, em todos os escalões. A decisão está tomada por mim, que sou o presidente, é da minha responsabilidade, mas também, em reunião com todos os atletas, treinadores e pais, essa mesma decisão foi unânime. Quanto ao relatório do árbitro, não o pedi na altura, mas vou pedi-lo agora se for possível ainda. O clube é um todo, daí todos os escalões não jogarem, pois nunca sei o que poderia acontecer noutros jogos em termos de segurança dos meus atletas. Esta é uma posição de força da nossa parte, é um protesto, contra as injustiças de que temos sido alvos de algumas arbitragens, e fizemos isto, dando também coragem a outros clubes que já pensaram fazer o mesmo, e não tiveram coragem para isso. Quanto ao meu castigo de um jogo de suspensão, está correcto." Conclui Paulo Gonçalves. 

Por seu lado o presidente do Unidos do Tortosendo, refere à RCB que "não quero comentar a decisão tomada pelo clube adversário".

Paulo Bicho diz ainda "respeito a deliberação tomada pelo conselho de disciplina, e sinto alguma pena pelos atletas em não poderem competir. Quanto ao castigo aplicado ao meu treinador, também não quero entrar em considerandos, pois inclusivamente o nosso técnico retratou-se, pediu desculpas pelo acto irreflectido que teve, e se o conselho de disciplina decidiu assim, temos de aceitar." Disse.

Relativamente à Associação de Basquetebol de Castelo Branco, João Gustavo Santos refere que "fiquei apenas surpreendido com a ausência das equipas nas diferentes competições, mas também até ao momento, ainda não chegou nenhum documento oficial do Núcleo de Basquetebol da Covilhã a aclarar essa decisão".

O presidente da ABCB lamenta a atitude tomada, e quanto à decisão do conselho de disciplina, João Gustavo Santos refere também "que o orgão é autónomo e independente, para poder aplicar os castigos de acordo com os relatórios dos árbitros. Os clubes, nesse sentido, têm sempre duas coisas a fazer: aceitam a decisão ou recorrem dela. Assim, fico muito triste, não só pela decisão do clube, mas sobretudo pelos atletas, que deixam de praticar a modalidade que gostam". Refere à RCB

A Associação de Basquetebol de Castelo Branco vai entretanto a votos no próximo dia 20 de dezembro.

João Gustavo Santos não se recandidata e inclusivamente também não apareceram listas concorrentes ao quadriénio 2016-2020.

Recorde-se que o prazo de entrega de listas finalizou no passado domingo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados