RCB/TuneIn
Segunda, 19 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
"REGULAR A APANHA DO COGUMELO É UMA INICIATIVA QUE SAÚDO"
Rádio Cova da Beira
O presidente da câmara municipal do Fundão saúda a iniciativa do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Regional de criar regulamentação específica para a apanha do cogumelo.
Por Paulo Pinheiro em 20 de Nov de 2016

Outras da categoria:

O autarca do Fundão refere que o regulamento a criar tem que ser suficientemente capaz de ir ao encontro do que é o trabalho das comunidades locais nesta área "que são recoletoras e muitas vezes  protetoras da floresta" mas simultaneamente,ente que este recurso (cogumelo) "nas nossas serras e áreas protegidas (como a Serra da Gardunha) possa ter normas específicas que o valorizem, protejam e permitam a sua renovação anual".

A apanha do cogumelo é ainda uma atividade tradicional , fundamental para a economia de várias famílias, e por isso "a legislação futura deve  permitir que ela se continua a realizar mas de uma forma mais organizada e com maior controlo, até para a segurança alimentar", sustenta Paulo Fernandes.

Desde sexta-feira, 18 novembro, até  hoje, a aldeia de Alcaide, no Fundão, realizou mais uma edição do Festival do Cogumelo que também pretende valorizar o potencial dos Míscaros. No primeiro do certame, foi inaugurado um centro de recolha de cogumelos, com vista a organizar a oferta e promover a segurança alimentar deste produto "um importante passo para o caminho da criação de uma marca possa acontecer", sublinha o edil do Fundão. 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados