RCB/TuneIn
Domingo, 25 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“NÃO É APENAS TRATAR O DOENTE”
Rádio Cova da Beira
João Casteleiro afirma que as unidades de saúde que não saibam dar resposta aos crescentes desafios na área da qualidade não estão a cumprir a sua missão da melhor forma. A ideia deixada pelo presidente do conselho de administração do centro hospitalar da Cova da Beira no encerramento das quintas jornadas de qualidade que decorreram naquela unidade de saúde.
Por Nuno Miguel em 30 de Oct de 2016
 De acordo com João Casteleiro a questão da qualidade tem vindo a assumir uma importância crescente “e se não se acompanhar aquilo que é a evolução da medicina e do conhecimento não estamos a fazer um trabalho em condições. Hoje a medicina moderna não se condói já com o tratar o doente em si e sabemos que se os nossos profissionais não tiverem formação e não estiverem motivados também não vão servir bem os doentes”. 

 

O presidente do conselho de administração do centro hospitalar da Cova da Beira acrescenta que “hoje em dia toda a gente fala que a medicina está centrada no doente; toda a gente diz este palavrão mas o mais importante é conseguir motivar as pessoas, nomeadamente os profissionais, para que eles possam olhar para o doente de uma outra forma sem nunca esquecer a vertente da humanização que é um dos aspectos determinantes nos dias de hoje”.   

 

A gestão do risco foi o tema em destaque na quinta edição destas jornadas. Uma área que, de acordo com João Casteleiro “a avaliação do risco é um dos aspectos mais importantes na medicina moderna; se nós não tivermos consciência, por exemplo, de que há doentes idosos que podem sofrer quedas a andar ou até na cama. Se não tivermos um conhecimento antecipado de que isso pode acontecer, não podemos actuar sobre isso. E isso é medicina preventiva, porque estamos a trabalhar com conhecimento para evitar que as coisas aconteçam. Já não estamos a falar só de medicina curativa”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados