RCB/TuneIn
Terça, 16 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: FESTIVAL DE TEATRO REGRESSA EM NOVEMBRO
Rádio Cova da Beira
São 13 espectáculos apresentados por sete companhias de teatro portuguesas e duas espanholas. É este o programa da edição deste ano do festival de teatro da Covilhã, que decorre entre os dias 3 e 12 de Novembro.
Por Nuno Miguel em 29 de Oct de 2016
A iniciativa arranca com a apresentação da mais recente produção do Teatro das Beiras; “Operários da Utopia, e termina com a peça “A Fera Amansada” pelo grupo de teatro Jangada onde vão ser assinalados os 400 anos da morte do dramaturgista inglês William Shakespeare.

 

De acordo com Fernando Sena, presidente do Teatro das Beiras, este festival continua a ser “de resistência e de insistência; não só este mas todos os outros que são organizados por companhias de teatro são de resistência face aos cortes que a cultura sofreu nos últimos anos. Não há nada de novo a não ser que deixámos de ter uma secretaria de estado da cultura e passámos a ter um ministério mas em termos de apoios para o teatro isso não significou uma mudança”.

 

Dos 13 espectáculos que vão ser apresentados, cinco são direccionados para o público infanto-juvenil. Trata-se do prosseguimento de uma aposta ao nível da captação de novos públicos e que tem apresentado resultados muito positivos “estamos muito contentes com essa parte; já por aqui passaram milhares de jovens que aqui assistiram pela primeira vez a um espectáculo e que depois continuam esse percurso. O que é certo é que depois encontramos pessoas que nos dizem que a primeira vez que foram ao teatro foi no «teatro das beiras» e isso é muito gratificante”.

 

Com um orçamento de 32 mil euros, Fernando Sena admite que a realização deste festival numa região do interior em que os apoios são escassos é uma missão quase impossível “é fazer um festival com verbas muito baixas e cortar em tudo o que devia ter; mais espectáculos, com mais pessoas, podermos diversificar os locais de apresentação das produções e isso não é possível porque depois também exige uma outra equipa e mais custos. Nós tivemos que limitar a organização deste festival ao orçamento que está disponível e por isso é quase fazer o impossível continuar a organização desta iniciativa com verbas tão reduzidas”.

 

As actividades do festival vão terminar com a realização de um espectáculo musical, na sede do Teatro das Beiras. Um concerto que, diz a organização vai ser uma surpresa.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados