Na última reunião pública do executivo, António Dias Rocha referiu que “nesta primeira fase vamos criar uma escadaria, que é necessária, junto ao museu dos descobrimentos e que permite criar um espaço para que quem nos visita esteja mais protegido do trânsito e vamos ter uma outra obra que é a requalificação do antigo campo de futebol, que é algo de importância máxima para Belmonte, onde vamos ter um novo espaço para feiras e mercados e que nos restantes dias vai ser um espaço de estacionamento por forma a evitar alguns constrangimentos que hoje se fazem sentir. Aquele espaço actualmente está muito feio e nós queremos dignifica-lo e ter ali uma praça ampla onde também depois poder ser feitas algumas actividades ao ar livre”.
De acordo com o presidente da câmara de Belmonte há ainda uma segunda fase do projecto, cujo investimento vai rondar os 400 mil euros, com o objectivo de terminar a requalificação na rua Pedro Álvares Cabral “as obras que fizemos não abrangeram a totalidade da rua e por isso queremos terminar essa intervenção; esperamos poder vir a ter apoios na segunda fase deste plano para a executar”.
O autarca acrescenta que apenas a vila de Belmonte viu aprovada a candidatura ao plano de acção para a regeneração urbana mas há projectos noutras freguesias que também são considerados prioritários e a autarquia vai procurar outras fontes de financiamento para a sua execução “vamos apresentar muito rapidamente uma candidatura para a construção do centro escolar de Caria, cujo projecto já foi aprovado, que é uma obra que há muitos anos se fala e nós queremos iniciá-la antes do final do ano. Para além disso queremos apresentar outras candidaturas para a requalificação de toda a zona envolvente ao castelo de Belmonte e ainda para a construção do centro interpretativo da torre de «centum cellas».
Uma reunião do executivo onde António Dias Rocha anunciou a visita de uma comitiva da localidade brasileira de Porto Seguro a Belmonte, entre os dias 3 e 6 de Novembro. De acordo com o autarca trata-se de uma oportunidade de reforçar os laços de ligação com o Brasil.