RCB/TuneIn
Sexta, 10 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÔŅĹTICA
TURISMO: 90% DAS DORMIDAS NO LITORAL
Rádio Cova da Beira
"O pa√≠s est√° muito inclinado para o litoral¬Ē referiu ontem a secret√°ria de estado do turismo em Idanha-a-Nova onde participou na quarta edi√ß√£o o ¬ďPortugal entre gera√ß√Ķes¬Ē organizado pela delega√ß√£o de Castelo Branco da AHRESP ¬Ė Associa√ß√£o da Hotelaria Restaura√ß√£o e Similares de Portugal.
Por Paula Brito em 26 de Oct de 2016
Segundo Ana Mendes Godinho 73% das dormidas estão concentradas nas regiões de Lisboa, Algarve e Madeira. O dado revela o muito que há ainda a fazer no sector que emprega 8,2% da população portuguesa e que no ano passado foi responsável por 15,3% das exportações.

Este ano o turismo criou 40 mil novos empregos entre Janeiro e Setembro, batendo recordes em termos de criação de riqueza, no número de turistas e na criação de emprego. “Pela primeira vez nos últimos seis anos, o turismo em vez de estar a perder empregos está a criar”, adiantou Ana Mendes Godinho.

Com mais de 90% das dormidas a situarem-se em regiões do litoral, o turismo coloca também em evidência acentuadas assimetrias regionais. "O país está muito inclinado para o litoral, o que quer dizer que há imenso para fazer".

Outro dos desafios que, segundo a governante, o turismo tem pela frente é o do emprego qualificado “nos últimos cinco anos, 12% da população empregada no turismo perdeu-se. Houve uma grande perda no emprego do turismo. Neste momento, existe uma grande carência de pessoas qualificadas no sector”, alertou ainda Ana Mendes Godinho.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados