RCB/TuneIn
Sexta, 13 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FEIRA DE SÃO MIGUEL NO TORTOSENDO
Rádio Cova da Beira
É a secular feira de S. Miguel no Tortosendo. Ontem e hoje, aquela vila do concelho da Covilhã é a capital da sardinha assada, das cebolas e das nozes.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Sep de 2016

Desconhece-se a origem desta feira, apesar da história que se conta de geração em geração "o que diz o povo é que a feira se realizava na Covilhã e é transferida para o Tortosendo em virtude de ter havido uma grande escaramuça o que levou o rei D. Dinis a transferi-la para uma légua de distância, seja como for a feira é secular e é do Tortosendo", explica o presidente da junta de freguesia, David Silva.

Apesar da feira ter nome de santo não tem qualquer culto religioso a ela associado. A feira de S. Miguel é uma festa pagã, chamada também de feira das cebolas "as réstias de cebola são uma imagem de marca da feira que é visitada por milhares de pessoas, e no sábado o Tortosendo será a capital da cebola e da sardinha assada".

A feira de S. Miguel terá uma réplica em Lisboa no próximo dia 9 de Outubro numa organização da casa da Covilhã em Lisboa e das câmaras municipais das duas cidades.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados