RCB/TuneIn
S√°bado, 14 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CONTRATOS ASSINADOS
Rádio Cova da Beira
S√£o 16 milh√Ķes de euros de investimento para a requalifica√ß√£o de 11 escolas em toda a regi√£o. O ministro da educa√ß√£o presidiu esta tarde, em Castelo Branco, √† cerim√≥nia de assinatura dos acordos de coopera√ß√£o com os munic√≠pios para a concretiza√ß√£o da melhoria dos equipamentos escolares em dez munic√≠pios que integram quatro comunidades intermunicipais da zona centro.
Por Nuno Miguel em 28 de Sep de 2016

Tiago Brandão Rodrigues sublinha que a assinatura destes contratos “cumpre a palavra do governo e o desejo do poder autárquico de haver uma rápida execução dos fundos comunitários e de desenvolvimento e coesão que estão previstos nos pactos territoriais. Vamos dar-lhe a melhor sequência, estimulando a adopção pelas escolas agora intervencionadas de projectos educativos de sucesso e reforçando as suas competências para que tenham as condições necessárias para as comunidades em que estão inseridas”.  

O ministro da educação sublinha ainda a parceria que foi possível estabelecer com as autarquias, através dos pactos para o desenvolvimento territorial assinados com as comunidades intermunicipais, e que permitiram definir as principais prioridades de cada região “trata-se de celebrar um entendimento que os vossos municípios foram capazes de perceber como crucial, olhando para além de si e convergindo numa preocupação política corajosa, capaz de cuidar do seu território e abraçar o território regional comum. Esta aposta vai permitir melhorar, de forma substancial, as condições que as escolas da região vão oferecer às suas populações”.   

O município de Castelo Branco assinou dois acordos, para a requalificação das escolas secundárias Amato Lusitano e Nuno Álvares e será a autarquia a assegurar a componente nacional de financiamento. Uma aposta que, afirma Luís Correia, vem dar sequência ao investimento que tem vindo a ser desenvolvido na área da educação “esta intervenção vai garantir finalmente à comunidade destes dois estabelecimentos de ensino as mesmas condições de que beneficiam as restantes escolas da nossa cidade e do nosso concelho. São dois projectos da maior relevância pela longa e rica história destas duas escolas como pelos estilos arquitectónicos que as definem”.

Também a câmara do Fundão assinou o contrato para a requalificação do agrupamento de escolas da cidade. Paulo Fernandes sublinha que se trata do investimento que faltava para concluir a requalificação da rede de estabelecimentos escolares que teve no último ano um forte incremento ao nível do primeiro ciclo “há pelo menos uma década que se estava à espera de uma intervenção de fundo nos dois edifícios que integram o complexo escolar; é uma intervenção que vai trazer muitos benefícios aos equipamentos conexos como é o caso do pavilhão desportivo e também do parque verde. Esta intervenção vai estar muito focalizada na melhoria das condições das salas, também na componente da eficiência energética e na instalação de novos equipamentos e que vai deixar a escola preparada para as próximas décadas”.

Cantanhede, Celorico da Beira, Guarda, Pombal, Pinhel, Santa Comba Dão, Seia e Vouzela foram os restantes municípios que assinaram este acordo. A totalidade das intervenções vai estar terminada em finais de 2018.   


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados