De acordo com a ESA, o projeto “Identidade e Diversidade em Coleções de Álbuns Ilustrados (IDPBC)” procura proporcionar aos jovens de ambientes desfavorecidos a possibilidade de se reverem nos currículos, ajudar todas as crianças a viver em ambientes educativos diversos e multiculturais, bem como preparar professores para educar alunos diversos.
O projeto IDPBC pretende realizar estes objetivos colocando nas mãos de crianças, professores e estudantes de cursos na área da educação álbuns ilustrados relacionados com diversidade, identidade e inclusão. "Educam-se e orientam-se crianças, professores e alunos do ensino superior, sobretudo dos cursos de professores de Educação Básica, por meio de atividades de valorização da diversidade, de combate ao racismo e à xenofobia e de exploração e desenvolvimento da identidade e da auto-imagem positiva da criança", refere a instituição.
O IDPBC conta com a participação de investigadores da Universidade de Pitesti (UPIT), na Roménia, do Center for the Advancement of Research & Development in Educational Technology - CARDET e da INNOVADE (Chipre), da Doukas School (Grécia), e da Diversity Development Group (DDG) (Lituânia). A equipa portuguesa é constituída pelas professoras Maria Margarida Morgado, Maria da Natividade Pires e Cristina Pereira da Escola Superior de Educação do IPCB.