RCB/TuneIn
Quarta, 11 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
COVILHÃ: ORFEÃO COMEMORA 90 ANOS EXISTÊNCIA
Rádio Cova da Beira
A realização de dois grandes concertos, nos dias 1 de Outubro e 19 de Novembro, vai ser um dos pontos altos das comemorações dos 90 anos de vida do Orfeão da Covilhã.
Por Nuno Miguel em 24 de Sep de 2016

O programa, apresentado em conferência de imprensa, contempla ainda várias iniciativas culturais que se prolongam até Novembro para assinalar esta efeméride assim como o aniversário do conservatório regional de música.

 

Nos dois maiores concertos vai ser feita uma homenagem a todos os antigos regentes do coro do Orfeão com a particularidade de todos os coros convidados serem dirigidos por antigos docentes da instituição

 

“Não só vamos ter os mesmos coros com ex-maestros do Orfeão da Covilhã como vamos homenagear os que já faleceram e todos aqueles que fizeram o Orfeão da Covilhã, em termos de regência, até aos dias de hoje”, afirma Graça Esgalhado, responsável do coro do Orfeão da Covilhã.

 

Outro dos pontos altos destas comemorações vai ser a inauguração de uma exposição do acervo da instituição com o objectivo de contar a sua história

 

“ Procuramos que seja o início do contar da história do Orfeão através de uma exposição que queremos inaugurar no dia do aniversário (16 de Novembro) e iremos fazê-lo na nossa sede. Mas é algo para continuar porque o Orfeão tem um espólio inestimável que não se pode perder tem que se divulgar, valorizar e preservar. É um pouco da história da cidade que também aqui está presente”, defende aquela responsável.

 

Desde que foi celebrada a parceria com o grupo GPS, que permitiu a transferências dos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo para o edifício da escola internacional da Covilhã que a sede histórica do Orfeão ficou praticamente sem actividade. Por isso Barata Gomes, presidente da comissão administrativa que gere os destinos da instituição, refere que o melhor presente neste aniversário seria o de poder avançar com a criação de um centro museológico na área da música que pudesse dar uma nova dinâmica ao espaço

 

“ Um espaço onde houve muita música e muita gente que trabalhou e por isso gostaríamos de ver aquele edifício com uma outra solução que não a actual. A exposição que ali se vai fazer com outros acervos que existam nas freguesias podia-se estabelecer algo com interesse”

 

Actualmente o coro do Orfeão da Covilhã é composto por cerca de 50 elementos. Um número que veio a crescer ao longo dos últimos anos. Este ano o projecto é coordenado por Carlos Salazar que assumiu funções de director artístico da instituição no arranque deste ano lectivo.

 

  

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados