RCB/TuneIn
Terça, 20 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GCAD PROMOVE “RURAL NETWORK” .
Rádio Cova da Beira
Até ao próximo dia 28 de setembro, um grupo de 25 jovens ligados ao movimento associativo juvenil de vários países da Europa, ao abrigo do projecto de intercâmbio “Rural Network”, estão no concelho do Fundão.
Por Nuno Miguel em 24 de Sep de 2016
 

A iniciativa tem como promotor o grupo de convívio e amizade nas Donas com a parceria na agência nacional “Erasmus Mais” e da loja Europa dinamizada pela câmara do Fundão.

Durante uma semana os jovens vão poder visitar alguns dos principais pontos de referência da região e debater a forma de fomentar o associativismo juvenil em territórios de baixa densidade como explicou à RCB Liliana Martins, dirigente do grupo das Donas

 

“O objectivo é desenvolver as associações em áreas rurais, como é o nosso caso, em que a densidade populacional é cada vez menor. Estes jovens estão cá para nos ajudarem a encontrar formas para combater este cenário, mostrarem o que fazem nos países deles e a levarem os bons exemplos que aqui encontraram”.

 

Os jovens que participam neste intercâmbio são oriundos da Croácia, Polónia, Espanha e Itália assim como representantes de outras associações juvenis de Portugal. Ivna viajou da Croácia e até agora mostra-se encantada com o que viu

 

“Estas pessoas são óptimas no seu trabalho, que não é monótono, nunca tinha estado numa estação de rádio, foi uma excelente experiência para mim.” Quanto a Portugal “Fizemos uma visita a Lisboa, a minha cidade favorita era Londres mas quando cheguei a Lisboa adorei, mudei completamente a minha ideia, eu adoro história e Lisboa e Portugal tem uma história riquíssima.”

Do programa de visitas fez parte uma deslocação à RCB. Durante a manhã os jovens ficaram a conhecer um pouco mais sobre a actividade de uma rádio local. Uma experiência importante para todos, refere Thomek que viajou da Polónia e participa pela primeira vez num intercâmbio deste tipo

 

“Adorei a visita a Portugal, foi a minha primeira vez, estivemos em Lisboa por um dia é uma cidade perfeita para viver, gostaria de ficar para toda a vida, também adorei o Fundão, e adorei esta visita, nunca tinha estado numa estação de rádio, adorei”.

 

Esta é a segunda vez que o grupo de convívio e amizade nas Donas está envolvido neste programa de mobilidade jovem europeia. Uma aposta que os responsáveis do grupo querem continuar a desenvolver nos próximos anos.

 

 

 

 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados