RCB/TuneIn
Segunda, 08 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CMC PRETENDE DISPONIBILIZAR FUNDO FOTOGRÁFICO
Rádio Cova da Beira
A apresentação do fundo fotográfico antigo do arquivo municipal da Covilhã deu o pontapé de saída às actividades desenvolvidas naquele concelho no âmbito das jornadas europeias do património. Trata-se de um fundo com milhares de fotografias que está ainda a ser catalogado e onde é possível observar alguns dos principais momentos que marcaram a história da cidade ao longo do século XX.
Por Nuno Miguel em 24 de Sep de 2016
 

Um trabalho que a autarquia pretende disponibilizar à consulta do público por forma a contribuir para o enriquecimento cultural da cidade

 

“Conforme for sendo catalogado, organizado vai ser sempre divulgado porque essa é a nossa pretensão que é a de que todos tenham acesso a esta informação, estas belas imagens da nossa cidade, concelho e do nosso passado. Pretendemos estar à altura e honrar os nossos antepassados na óptica de valorizar o nosso património muito diversificado”, refere o presidente da câmara municipal da Covilhã.

 

O fundo é composto por milhares de imagens mas há algumas que o autarca reconhece que tem um significado especial

 

“Tenho um sentimento de tristeza pelo fato deste nobre edifício (Paços do Concelho) ter sido edificado num sítio onde existia um belo monumento filipino. Ver fotografias da demolição da antiga edificação para ver construído este edifício da CMC, que poderia ter sido erguido noutro lado qualquer, quer da praça municipal, fazem-me reflectir sobre o que devem ser as opções políticas que têm que ser muito bem pensadas e sem precipitações. A Covilhã ficou amputada de um monumento filipino que hoje seria valiosíssimo”, sustenta Vítor Pereira.

 

 

A apresentação de um memorial dedicado às vítimas da inquisição e de uma torá, que se estima com 400 anos de história, foram outros dos pontos em destaque desta iniciativa.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados