RCB/TuneIn
Segunda, 01 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"TEXTURAS - TRABALHOS DE BUREL BY CRISTINA LOPES"
Rádio Cova da Beira
É o nome da exposição que o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, recebe a partir desta sexta-feira, às 17:30H, e que pode ser visitada até 30 de novembro de 2016. “Texturas_Trabalhos de burel by Cristina Lopes”, que retraça duas antigas tradições têxteis, o burel e o patchwork. Incluída na iniciativa “Tarde de Quinta no Museu”, a palestra “A Covilhã e a Grande” (1914-1918)”, acontece na próxima semana.
Por Paulo Pinheiro em 23 de Sep de 2016

No âmbito da celebração das Jornadas Europeias do Património 2016, esta sexta-feira, pelas 17h30, é inaugurada a exposição temporária “Texturas_Trabalhos de Burel by Cristina Lopes” na Galeria do Núcleo Museológico da Real Fábrica Veiga.

Como extensão do projeto Maarana-coisas com história, nascido em 2014 pelas mãos da artista-artesã, a mostra apresenta uma coleção de trabalhos que conjuga duas tradições têxteis: o tecido de burel e as técnicas de patchwork.

A busca de materiais alternativos que substituíssem os tecidos de algodão direcionou Cristina Lopes para um tecido que lhe provocou uma paixão imediata: o burel. «Um material nobre, ancestral, resistente, impermeável, acústico e tão nosso, mais nacional e natural (além do linho) não seria possível encontrar», pode ler-se no comunicado que anuncia a exposição.

Percebendo que o material não desfiava e ainda emprestava um ar contemporâneo, clean e prático aos trabalhos, Cristina Lopes decidiu criar uma nova abordagem ao burel e «partir para a aventura», desenvolver padrões que tivessem várias aplicações e construir, assim, uma identidade própria no universo da decoração de interiores.

Hoje, o projeto Maarana-coisas com história oferece cabeceiras de cama, painéis de parede, quadros, corredores de mesa, capas de almofadas e uma multiplicidade de peças utilitárias.

 

 

Museu de Lanifícios /RCB 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados