No âmbito da celebração das Jornadas Europeias do Património 2016, esta sexta-feira, pelas 17h30, é inaugurada a exposição temporária “Texturas_Trabalhos de Burel by Cristina Lopes” na Galeria do Núcleo Museológico da Real Fábrica Veiga.
Como extensão do projeto Maarana-coisas com história, nascido em 2014 pelas mãos da artista-artesã, a mostra apresenta uma coleção de trabalhos que conjuga duas tradições têxteis: o tecido de burel e as técnicas de patchwork.
A busca de materiais alternativos que substituíssem os tecidos de algodão direcionou Cristina Lopes para um tecido que lhe provocou uma paixão imediata: o burel. «Um material nobre, ancestral, resistente, impermeável, acústico e tão nosso, mais nacional e natural (além do linho) não seria possível encontrar», pode ler-se no comunicado que anuncia a exposição.
Percebendo que o material não desfiava e ainda emprestava um ar contemporâneo, clean e prático aos trabalhos, Cristina Lopes decidiu criar uma nova abordagem ao burel e «partir para a aventura», desenvolver padrões que tivessem várias aplicações e construir, assim, uma identidade própria no universo da decoração de interiores.
Hoje, o projeto Maarana-coisas com história oferece cabeceiras de cama, painéis de parede, quadros, corredores de mesa, capas de almofadas e uma multiplicidade de peças utilitárias.
Museu de Lanifícios /RCB