RCB/TuneIn
Domingo, 07 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SOUTO DA CASA: PADRE ALBERTO NETO HOMENAGEADO
Rádio Cova da Beira
Alberto Neto nasceu a 11 de fevereiro de 1931, em Souto da Casa, filho de Eurico Simões Dias e Genoveva Neto, ambos professores do ensino primário, naquela aldeia do concelho do Fundão.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Sep de 2016

Ordenado sacerdote católico em 15 de Agosto de 1957, ocupou o cargo de coadjutor da paróquia de Santa Maria de Belém. Foi professor em vários liceus, nomeadamente no Liceu D. João de Castro (1962-66?), Liceu Pedro Nunes e Liceu Padre António Vieira, em Lisboa e na Escola Secundária de Queluz, que, posteriormente, viria a ser designada por Escola Secundária Padre Alberto Neto em sua homenagem. Entre 1965 e 1972 foi assistente diocesano da Juventude Escolar Católica (JEC) (masculina) e da Juventude Escolar Católica Feminina (JECF), organizações juvenis da Acção Católica Portuguesa de estudantes do ensino secundário. De 1978 e 1981 foi membro de Conselho Presbiterial do Patriarcado de Lisboa. De 1979 a 1982 foi padre da paróquia de Belas e depois de Rio de Mouro

 

Alberto Neto participou, desde 1969 em acções contra o regime do Estado Novo e contra a guerra colonial, um sacerdote católico português, que se destacou como educador e pelo seu papel no movimento católico progressista.

Foi assassinado por um tiro de pistola, perto de Setúbal em 1987.

Este sábado, em Souto da Casa, o pároco é homenageado  através de uma sessão de evocação da sua memória, pelas 09:45H, na capela de S. Gonçalo. No evento é interpretado o “Hino da Esperança”, do Padre Alberto Neto, pela Academia de Música e Dança do Fundão. Seguem-se intervenções de Maria das Dores Ladeira, Paulo Alexandre Bernardo Fernandes, Guilherme Oliveira Martins, António Araújo, Jorge Wemans, Fernando Paulouro, Maria José Norte Rainha, José António Feu, José Alberto Lopes da Costa, António Lourenço Marques, entre outros. Pelas 12:30H realiza-se uma missa na Igreja Matriz, com descerramento de placa evocativa, no Largo Padre Alberto Neto, e romagem ao cemitério. A partir das 15:30H, na Igreja Matriz, decorre mais um momento musical  “A alegria da Música".

 


 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados