RCB/TuneIn
Segunda, 08 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ESPECTÁCULO COMEMORA FORAL DA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
A praça do município da Covilhã foi o local escolhido para a realização do espectáculo “Fire Sculptures”. Uma produção do grupo “Artelier”, em vídeo mapping e teatro de fogo, que passou em revista alguns dos principais acontecimentos da vida da cidade, cujo foral foi atribuído há 830 anos por D. Sancho I.
Por Nuno Miguel em 12 de Sep de 2016

Outras da categoria:

Em declarações à RCB o presidente da câmara da Covilhã refere que “o fogo foi um elemento que pontificou neste espectáculo e não há dúvida que a nossa história foi feita muitas vezes a ferro e fogo. Nessa altura a Covilhã e todo este território era inóspito, hostil, existia uma proximidade grande a Castela e a sul estavam os muçulmanos e cerca de 30 anos depois da concessão do foral a Covilhã foi sitiada e tomada pelos mouros e acabou por ser D. Sancho a reconquistá-la. Hoje pudemos ver aqui muitos desses excertos da nossa história e onde também se pode mostrar o grande orgulho que a Covilhã sente nos seus antepassados”.    

Várias centenas de pessoas assistiram à realização deste espectáculo que, de acordo com Vítor Pereira, pretende também contribuir para o reforço da identidade colectiva da cidade “com a evocação das nossas figuras históricas e dos factos que foram determinantes para todo o concelho da Covilhã nós queremos criar um espírito de pertença de identidade, de reforçar os laços entre nós para construirmos o futuro. Hoje somos nós os responsáveis políticos, no futuro serão outros mas terá sempre de haver um ponto de união entre o passado e o presente”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados